Cadastre seu Email

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Nova tecnologia integra forças de segurança do estado
Direto da Redação
Rio de Janeiro
25/11/2014 13:27:00
Rede de comunicação agilizará atendimentos no interior fluminense
$alttext
Rio de Janeiro - O estado de Rio conta uma nova tecnologia para integrar as forças de segurança e agilizar o atendimento à população fluminense. A partir de março de 2015, municípios do interior ganham uma forma mais efetiva e direta de comunicação: o sistema de radiocomunicação crítica informatizado, já utilizado na Região Metropolitana. Entre as vantagens estão a possibilidade de gravação das conversas, o uso de GPS em todos os equipamentos e a agilidade no repasse das informações.

O sistema vai reunir, em um mesmo canal, as polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Secretaria de Administração Penitenciária. O investimento, da ordem de R$ 105 milhões, vai incluir a compra e instalação de cerca de 130 Estações de Rádio Base (ERBs), que funcionam como antenas, rede de transporte, locação e manutenção dos pontos onde as antenas são colocadas. A expectativa é que a tecnologia funcione com até 20 mil equipamentos de rádio, sendo 12 mil portáteis e 8 mil fixos.

- Acredito que o Rio de Janeiro seja o primeiro estado do país a usar um sistema de rádio totalmente digital. Polícia e população vão sair ganhando com a novidade - disse o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, Edval Novaes.

O projeto também vai contar com quatro ERBs móveis, instaladas em veículos. A ideia é suprir a necessidade em casos em que a comunicação tiver sido interrompida.

- Situações como enchentes exigem medidas diferenciadas para que a comunicação não seja perdida. Em casos como esse, a ERB móvel se desloca para o local e restabelece o contato. Também podemos utilizá-las em eventos como o Réveillon de Copacabana - afirmou o subsecretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!