sábado, 15 de março de 2014

Enviado em 06/03/2014 às 20h18

A necessidade de colocar as guardas civis municipais e metropolitanas para trabalharem nas ruas de Goiânia e cidades metropolitanas

DIÁRIO DA MANHÃ
LELAS DA SILVA SANTANA
A Segurança publica da capital hoje é um grande tabu que nenhum gestor ate hoje conseguiu resolver. A violência em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canédo esta fora de controle ás cidades goianas já conseguiram com grande êxito entrar no ranking das cidades mais violentas do mundo isto porque moramos em cidades com poucos habitantes se comparando com as grandes metrópoles mundiais estas três cidades não chega nem perto em números de habitantes. 
O maior problema da violência hoje em nossa capital e cidades vizinhas é o mau investimento da segurança pública para as instituições. Hoje podemos dizer que por tradição somente uma força de segurança publica é a responsável por manter a segurança dessas cidades sendo que o efetivo é pouco por mais preparados que sejam os policiais que atuam no preventivo e ostensivo da capital e região metropolitana os investimentos ainda são ilusórios.
A violência tende aumentar cada dia se não houver políticas decentes para combater a criminalidade. A segurança pública tem que existir não importando quem seja que conceda esta segurança seja a Policia Militar ou Policia Civil e Guarda Municipal. Importante é a união das forças existentes em um bom trabalho em conjunto das instituições responsáveis por manterem e zelarem por nossas cidades.
As prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canédo necessitam e devem investirem em suas guardas municipais que estão hoje com um grande número de guardas municipais lotados em postos de serviços muitas das vezes sem nenhuma relevância mais sim por motivos políticos para darem seguranças a prédios que não precisam de um agente de segurança definitivo, mas sim tendo outras formas de garantir a segurança do local desperdiçando dinheiro e efetivo.  
A violência só aumenta nestas cidades e as guardas municipais não só podem, mas tem o dever de agirem contra a criminalidade. Mas para tal ação cabe o investimento dos administradores nessas instituições colocando a sua guarda civil metropolitana e municipal para trabalharem nas ruas fazendo um trabalho não só preventivo, mas também ostensivo. Colocando a guarda municipal nas ruas já é um grande avanço para segurança da sociedade e os bens públicos. Hoje uma grande parte dos guardas municipais estão lotados em órgãos públicos revezando por períodos de trabalhos diuturnamente. 
Pensando em segurança pública com qualidade podemos observar que a destinação das guardas municipais em Goiânia e cidades vizinhas não estão sendo muito bem empregadas. Observamos por exemplo: Uma escola ou creche que necessita de guarda municipal para a segurança das instalações vai precisar de no mínimo um efetivo com 4 guardas, 2 no período diurno e 2 no período noturno isto sem contar que cada guarda estará obrigado a trabalhar só sem armamento que não garantirá nem a sua própria segurança, pois bem totalizando 4 guardas em um desses locais a sociedade já começa a perder na segurança, na maioria das vezes desloca este efetivo para um órgão público para garantir a proteção de bens que na verde se roubado não paga nem os salários dos agentes de segurança pública, pois estão velhos e sucateados.
Não digo que a guarda municipal não deva fazer a segurança destes locais pelo contrario é de responsabilidade da guarda municipal manter este serviço. No entanto, existem outras maneiras de fazer a seguras desses órgãos e instalações aproveitando melhor estes agentes também nas ruas e nas escolas através de vídeo monitoramento nas escolas e outros órgãos das prefeituras com este investimento a sociedade é quem ganhar ao mesmo tempo tem seus agentes de segurança pública do município nas ruas e também monitorando órgãos públicos.  
As mentalidades de muitas pessoas que defendem que o trabalho da guarda municipal é somente para trabalhar em órgãos públicos e logradouros é uma visão deturpada da segurança do município a guarda municipal é criada para conceder proteção a toda sociedade e não somente para ficar dentro de instalações enquanto a sociedade vive a mercê de bandidos e criminosos das mais variadas estirpes. 
Colocando todos os efetivos das guardas municipais de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo. Teremos mais homens trabalhando nas ruas contra a criminalidade garantindo mais segurança para a sociedade. Mas para que a guarda municipal possa desenvolver um excelente trabalho em prol da sociedade faz-se necessário que as prefeituras invistam sem receio nos agentes municipais capacitando-os de forma decente e eficiente com cursos de qualificação e aperfeiçoamento e um bom preparo dos guardas municipais.
(Lelas da Silva Santana, acadêmico de História pela Unifan, guarda civil metropolitano de Goiânia -  Email lelascarcara@hotmail.com /  www.facebook.com/lorlelas.santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!