quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

População reclama da desativação da GM na Orlinha
Secretária da Defesa se diz surpresa com desativação de posto
Posto desativado desde sábado (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)
A comunidade do bairro Industrial está insatisfeita com a desativação do Posto Comunitário da Guarda Municipal, que funcionava na Orlinha daquele bairro. De acordo com comerciantes instalados na área, o posto foi desativado desde sábado da semana passada, 1º, e ninguém sabe explicar o que efetivamente aconteceu. Desde então, segundo os comerciantes, a incidência de furtos e arrombamentos aumentou.

“Como pode um posto desse ser desativado? Não tem condições”, reage a comerciante Denise Pereira Santana. “A gente se preocupa não é só com o comércio. A gente se preocupa com todo mundo: moradores, clientes, turistas... Fica todo mundo sem segurança, à mercê dos marginais, sem este posto”, comenta. Em ofício enviado à Prefeitura de Aracaju no mês de novembro do ano passado, o grupo de comerciante solicitou reforço da Guarda Municipal devido aos constantes assaltos, mas não obtiveram resposta. “Ninguém resposta. Como resposta, a gente teve a desativação do posto”, lamenta.
Telhado forçado
Na segunda-feira, 4, marginais tentaram arrombar o Centro de Artesanato Chica Chaves. A supervisora do complexo, Altair Alves, percebeu parte do telhado e uma das portas quebradas. “Eles tentaram arrombar, mas não conseguiram. E se não tomar providências, eles vão voltar”, adverte a supervisora, que já adotou as medidas para fazer o reparo no telhado e na porta.

Surpresa

Na manhã desta quarta-feira, 5, um grupo de comerciantes buscou explicações da Secretaria Municipal de Defesa Social e voltou sem explicações. Na secretaria, o grupo de comerciantes foi atendido pela própria secretária Georlize Teles, que também não apresentou explicações para a desativação daquele Posto da Guarda Municipal. Segundo os comerciantes, a secretária se comprometeu a verificar o que está ocorrendo.
Ofícios encaminhados à PMA
Procurada pelo Portal Infonet, Georlize Teles declarou que ficou surpresa com a informação sobre a desativação do posto e confirmou que foi procurada pelos comerciantes. “Precisamos verificar o que levou à suspensão das atividades daquele posto. A partir das justificativas é que podemos ver o que é possível fazer”, disse Georlize, informando que já adotou medidas para encontrar as explicações para a desativação do posto da GM.
GM
Através de nota enviada após o fechamento da matéria, o Coronel Genilson Aragão, diretor da GMA, esclareceu que não houve desativação do posto citado na matéria. De acordo com ele, houve o contrário, a GMA, visando proporcionar um maior dinamismo no trabalho de segurança desenvolvido no local, potencializou o serviço com o emprego de uma viatura.

O coronel afirma ainda que a medida proporcionou uma maior cobertura, alcançando todo o perímetro da Orlinha do bairro Industrial. "Com a disponibilização da viatura desde o último sábado, 1, o efetivo de guardas municipais (GMs) que atua no local passa a fazer um patrulhamento com maior amplitude. Deste modo, o posto citado na matéria está em pleno funcionamento, pois serve de base e ponto de apoio para os GMs no local", diz.

Sobre a solicitação dos Artesãos do Centro de Artesanato Chica Chaves, O coronel Enilson afirma que a direção geral expediu ordem de serviço para intensificação das rondas no local. " A nova dinâmica de trabalho empregada no posto se pauta no interesse público ao atender, com maior eficiência e efetividade, a população, os comerciantes e os turistas que usufruem deste importante espaço público municipal", destaca.

Aom fim da nota, o Diretor da GMA se compromete em visitar os comerciantes, especialmente o centro de Artesanato Chica Chaves, a fim de ultimar tratativas de análise e avaliação da atuação da GMA naquela localidade.

Por Cássia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!