quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Búzios, RJ, inicia Projeto Verão com reforço na Guarda Municipal

Objetivo é levar mais segurança e organização ao balneário.
Aumento no efetivo da Guarda Municipal é de cerca de 70%.

Do G1 Região dos Lagos
Comente agora
Projeto Verão conta com reforço na Guarda Municipal em Armação dos Búzios (Foto: Divulgação)Projeto Verão conta com reforço na Guarda Municipal em Armação dos Búzios (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de reforçar a segurança e a organização em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, a Prefeitura deu início ao Projeto Verão promovendo ações de reordenamento do trânsito e aumento do efetivo de guardas municipais em 70%. O refoço será principalmente em pontos turísticos, praias e nas vias onde há maior tráfego de veículos.
Para manter o trânsito em ordem, alguns retornos existentes na cidade, dentre eles os da entrada da Tartaruga e, da Estrada da Usina, em frente à Prefeitura, são fechados durante a noite, para evitar engarrafamentos, já que neste período há um aumento significativo de pedestres. Já durante o dia, o controle do trânsito e o fechamento de algumas vias são feitos nas proximidades das praias, onde o fluxo é intenso, tanto de pedestres quanto de veículos.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Gilberto Martins, além do aumento de 70% do efetivo, foram feitos remanejamentos de guardas que atendiam locais com menos fluxo para pontos onde, no momento, há mais necessidade de monitoramento e prevenção a delitos: 
“O plano foi traçado em cima da observação de pontos mais críticos, como acontece nos cantos direito e esquerdo da praia de Geribá, na Aldeia e na Rua da Redonda. Apesar de haver um guarda permanente nas proximidades da praia da Tartaruga, agora há um reforço maior, pois na entrada da praia tem um guarda ajudando o deslocamento dos visitantes. Houve também um reforço em outras praias da cidade e no Pórtico, onde estamos patrulhando 24 horas para evitar a entrada de ônibus não agendados ou previamente autorizados, cumprindo assim um projeto de lei já aprovado para a cidade”, explicou ele, destacando que também há mais guardas presentes nos pontos de desembarques de navios, como o Píer do Centro e o Píer da Armação.
Outra mudança foi o redirecionamento do trânsito dentro de Geribá: algumas placas, que haviam sido arrancadas anteriormente, foram recolocadas e, outras, reposicionadas, mudando o trajeto da via alternativa da cidade. Também a Rua da Redonda, em Geribá, que era mão dupla, hoje permite somente um sentido, enquanto na subida de João Fernandes, aconteceu o contrário: a rua, que era mão única, agora permite que o fluxo siga nos dois sentidos. Os dois pontos tiveram seu fluxo alterado, pois eram locais onde os congestionamentos, nesta época do ano, aconteciam com freqüência.
Ao todo, a Guarda Municipal conta com sete motos, que atuam promovendo mais mobilidade aos guardas, permitindo-lhes chegar mais rápido aos locais de atuação, mesmo em dias de congestionamento. Também são utilizadas oito bicicletas para patrulhar pontos específicos da cidade durante o dia e duas permanecem no INEFI para uso no local.  A guarda conta, ainda, com oito veículos que fazem patrulhamento diário pela cidade, principalmente em pontos específicos como Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, e a Rua Turíbio de Farias, no Centro.
Equipe Cuca Fresca em Geribá 
O trabalho da Guarda Municipal conta ainda com a equipe Cuca Fresca, cuja atuação acontece na Praia de Geribá, com o objetivo de evitar que crianças se percam de seus pais e responsáveis ou ajudar os menores a encontrá-los, caso ocorra o desencontro.
Durante o projeto, a praia é dividida em três partes com intervalos de aproximadamente 250 metros. A demarcação é feita por bandeirolas numeradas objetivando ajudar crianças a se localizarem caso se distanciem dos seus pais. As crianças, ao chegaram à praia, recebem uma pulseira com o nome e o telefone do responsável e a equipe orienta que, tanto as crianças que se perderem, quanto seus responsáveis, devem procurá-los entre as bandeirolas onde estão. Não conseguindo localizá-los, devem pedir apoio da equipe do projeto que estará localizada em duas tendas distribuídas ao longo da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!