terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cães farejadores auxiliam em apreensões de drogas em Tatuí


10 kg de entorpecentes foram apreendidos entre janeiro e setembro.
'Eles são fundamentais no nosso trabalho', diz comandante da GCM.

Do G1 Itapetininga e Região
O combate ao tráfico de drogas é uma batalha constante da Guarda Municipal deTatuí (SP), mas a equipe conta com um apoio especial nas operações: os cães farejadores. Entre janeiro e setembro de 2013 a Guarda conseguiu apreender quase 10 kg de drogas com a ajuda dos cães.
Atualmente a GCM possui cinco animais, eles treinam todos os dias para as operações. O pastor alemão Antares tem sete anos de serviços prestados e é usado para a proteção da equipe, ele já está prestes a se aposenta, mas sempre que um se aposenta outros começam a ser treinados.
De acordo com o supervisor do Canil da GM, Geraldo Coelho, os cachorros são bem vistos pela sociedade na luta contra o crime. “Os animais não são considerados uma arma letal o que ajuda durante as ações. É interessante ressaltar que os criminosos também tem medo de chegar perto dos animais, eles colocam ordem rapidamente em qualquer tumulto”, explica.

Para treinar os animais os guardas escondem as drogas em caixas e depois começam a soltar em terrenos abertos.  Em janeiro deste ano Marley farejou 1.500 papelotes de cocaína e depois disso recebeu até uma homenagem dos companheiros de trabalho.
O desempenho dos animais de Tatuí está ganhando destaque. Muitos deles já são convocados para ajudar a Polícia Civil e Militar de outras cidades. É o caso do cão da raça Golden Retriver, Marley, que é considerado o melhor farejador. Ele é dócil e comportado, mas ao receber os comandos consegue ajudar de forma eficaz.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Juceil Rodrigues, esta é a melhor técnica. “Nós começamos o treinamento escondendo as drogas nas caixinhas com brinquedos, e depois vamos tirando o brinquedo para que eles possam identificar só o entorpecente. A ajuda deles é muito importante”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!