Cadastre seu Email

terça-feira, 19 de novembro de 2013

S.Caetano terá Guardiões da 3ª Idade


Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
Orlando Filho/DGABC
Cidade com o maior número proporcional de habitantes idosos, São Caetano vem, desde outubro, oferencendo treinamento especial para que seus guardas-civis municipais aprendam a atender melhor a população da terceira idade.
O projeto, chamado de Guardiões da Terceira Idade, oferece aos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) curso explicando dados importantes dos idosos, como perfil, aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
“A guarda é uma figura de confiança para os idosos”, disse a coordenadora municipal das questões da terceira idade, Áurea Soares Barroso.
“Só de andar pelas ruas vemos que eles (GCMs) são um ponto de apoio. Os idosos se orientam por eles, conversam com eles, os buscam-nos sempre que precisam de algo”, completou.
Atualmente São Caetano tem cerca de 45 mil habitantes com 60 anos ou mais, segundo dados do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística). Um em cada três moradores da cidade está na terceira idade.
Os números mostram que 16,1% dos idosos que moram nas sete cidades da região estão em São Caetano.
Apesar de os índices das delegacias especializadas na questão do idoso apresentarem, até o momento, aumento no número de ocorrências, principalmente no referente às agressões ou maus- tratos, Áurea alerta que o principal problema são-caetanense na área é mesmo o isolamento social, já que filhos e netos casam e costumam se afastar da vida cotidiana dos idosos.
Por isso, a ação com os guardas visa aumentar a rede de serviços oferecidos pelos municípios a esse tipo de público. “O idoso aqui tem uma agenda, não fica o dia todo dentro de casa vendo televisão”, explicou a coordenadora.
Por enquanto, 110 guardas já fizeram o curso. A ideia do secretário municipal de Segurança Urbana, José Quesada, é que todo o efetivo da cidade, de aproximadamente 440 homens, sejam diplomados guardiões da terceira idade até o fim de janeiro.
Comandante da GCM local, Carlos Augusto Almeida, reforça o positivismo da ideia e antecipa que há planos para a criação de força especial específica para lidar com idosos dentro do município.
“Estamos trabalhando nessa questão, vendo as possibilidades de se ter equipe específica para esse tema”, destacou.
Almeida vê o curso como positivo pelo caráter humanitário que é desenvolvido nos guardas. “Queremos que eles sejam cidadãos exemplares. O GCM vai passar a ter visão diferente e melhor do trato com os idosos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!