sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Morte na Unicamp teria sido causada em briga por mulher, aponta guarda


Denis Casagrande, de 21 anos, morreu esfaqueado dentro do campus.
Segundo informações do boletim de ocorrência, houve 'briga generalizada'.

Do G1 Campinas e Região

morte a facadas do estudante de controle e automação Denis Papa Casagrande, de 21 anos, durante uma festa no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na madrugada deste sábado (21), teria sido causada por uma briga ocasionada por ciúmes de mulher, segundo a Guarda Municipal.

"A priori [a briga ocorreu] por causa de ciúmes de mulher. Um teria mexido com a mulher do outro e assim surgiu o conflito", disse o guarda Nilson Jesus da Silva. Segundo ele, testemunhas apontaram dois suspeitos como coautores do assassinato, que foram detidos pelos presentes na festa.

"Por medida de segurança, uma das partes estava também com ferimento, provavelmente de arma branca e, com medo de linchamento, recolhemos os dois para a viatura e encaminhamos para o pronto-atendimento da Unicamp", relatou Silva. De acordo com informações do boletim de ocorrência houve uma "briga generalizada entre diversas pessoas".

O caso
Ainda segundo informações do boletim, Anderson Marcelino Ferreira Mamede, de 20 anos, também sofreu um ferimento, feito com faca, na perna. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas e a corporação apura o caso.
A briga ocorreu por volta das 3h30 da madrugada na praça do Ciclo Básico da universidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado às 3h35 para socorrer uma vítima de espancamento e com ferimentos à faca no local. Denis Casagrande foi atendido e encaminhado para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos.
A vítima morava em uma república próxima à universidade. O corpo de Denis Papa Casagrande será sepultado às 11h deste domingo (11) no Cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP), cidade onde mora a família dele, que esteve no 1º Distrito Policial de Campinas, mas preferiu não gravar entrevista.
Universitário de 20 anos morre após ser esfaqueado durante festa na Unicamp, em Campinas  (Foto: Reprodução / Facebook)Universitário morreu esfaqueado no campus da 
Unicamp (Foto: Reprodução / Facebook)
Em resposta à carta divulgada pela Unicamp, a assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou que a Unicamp é uma área estadual e que não cabe ao órgão atuar dentro do campus da universidade. Já a Polícia Militar afirmou que não foi localizada nenhuma solicitação da Unicamp para comparecer ao local e que a corporação não tinha conhecimento sobre a festa.
Em nota, a Unicamp lamentou o ocorrido, afirmou que a festa não era autorizada e que vai apurar o caso. Confira o comunicado da universidade na íntegra:
A propósito do incidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), durante uma festa não autorizada no campus, a Unicamp esclarece o seguinte:

1. A Unicamp lamenta profundamente a perda do estudante Denis Papa Casagrande, aluno do curso de Engenharia e Controle de Automação, da Faculdade de Engenharia Mecânica, e se solidariza com sua família.

2. A Unicamp tomará providências administrativas para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar os responsáveis pela festa realizada sem autorização da instituição bem como a participação de pessoas estranhas à comunidade acadêmica.

3. Consta dos registros da Vigilância Interna da Unicamp que, por volta das 23 horas de sexta-feira (20), o campus foi invadido pelos participantes da festa, que avançaram com seus carros sobre as barreiras colocadas nas portarias 1 e 4 e sobre os vigilantes que tentaram barrar sua passagem.

4. Consta, ainda, que às 23h05, a Vigilância Interna solicitou apoio à Polícia Militar (PM) e, às 23h10, à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), mas ambas as solicitações não foram atendidas, apesar da insistência da Vigilância Interna.

5. O lamentável incidente do qual o estudante foi vítima ocorreu por volta das 04h00, em decorrência de uma briga entre os participantes da festa. Importante destacar que, em 2009, o Conselho Universitário aprovou deliberação determinando que a realização de festas no campus está sujeita a autorização prévia. O texto também deixa explicito que o descumprimento das normas sujeitará os responsáveis à aplicação de penalidades disciplinares, nos termos dos Estatutos e do Regimento Geral da Unicamp.

Assessoria de Imprensa
Campinas, 21 de setembro de 201
3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!