sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Guarda Municipal de SP terá ônibus para operação na Cracolândia

SÃO PAULO - Cinco ônibus da Guarda Civil Municipal , equipados com câmera de monitoramento, vão percorrer a região da Cracolândia, no centro de São Paulo para tentar coibir o tráfico de drogas. Os guardas também poderão usar armas de choque elétrico (taser) e spray de pimenta. As imagens registradas 24 horas por dia podem ajudar a Polícia Civil a prender traficantes. Os ônibus, o taser e o spray de pimenta compõem um kit enviado pelo governo federal.
Os veículos foram entregues nesta segunda-feira. Segundo o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), "o objetivo deste equipamento é mapear a rede de tráfico, isolar esta rede do dependente químico, para que ele possa ser abordado pelas equipes da saúde e de assistência". Segundo a prefeitura, a instalação dos equipamentos de monitoramento está prevista para outubro.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, explica que "o spray de pimenta e o taser só podem ser usados em caso de extrema necessidade em relação ao traficante, nunca em relação ao usuário de drogas".
Na primeira fase da ação, planeja-se a colocação das bases nas praças da Luz, da Sé, da República, na Avenida Teotônio Vilela e no metrô Saúde. O equipamento tem uma antena que capta a imagem de 20 câmeras por até 3 quilômetros de distância.
Desde o início do ano funcionam no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), do governo estadual, um plantão judiciário e uma unidade social. Neste período, foram feitos quase 6.800 acolhimentos, mais de 1,7 mil internações (a maioria voluntária), 171 involuntária e uma compulsória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!