sábado, 13 de abril de 2013

1 DE ABRIL DE 2013 - 9H52 

Carlin Moura apresenta ações e novas diretrizes para Contagem


Redução da jornada de trabalho do quadro administrativo da educação para 30 horas; cumprimento do piso nacional para os agentes comunitários da saúde e de endemias; chamada dos 64 guardas municipais do último concurso público; início das obras do Restaurante Popular para este ano e a entrega do Kit-Escolar para os alunos dos ensinos infantil, fundamental e das creches a partir da próxima semana.


Frederico Augustus
Carlin 100 dias de governo
Carlin Moura ressaltou as principais ações já realizadas pela atual gestão
Essas foram as ações imediatas que o prefeito Carlin Moura anunciou nesta quarta-feira (10), durante reunião do Conselho Político, evento que marcou os 100 dias de governo e a apresentação das metas de governo.

Participaram da reunião, vereadores, deputados, jornalistas e lideranças comunitárias e empresariais. Ao final da reunião, o prefeito deu uma entrevista coletiva à imprensa.

Carlin Moura ressaltou as principais ações já realizadas pela atual gestão: a reabertura da Funec, principal reivindicação da população de Contagem; conquista de R$ R$ 194,4 milhões para obras do PAC 2, de mobilidade urbana, pavimentação e saneamento básico, contratação de mais médicos e profissionais da saúde, reforma e limpeza das escolas municipais; alerta máximo contra à dengue e combate a doença; mais 92 câmeras de videomonitoramento para a cidade; inauguração da primeira Casa de Passagem Feminina para abrigar adolescentes em situação de rua; elevação da receita do município em 5%; agilidade na liberação de alvarás e licenciamento prévio; eleição da Granbel, em que foi eleito vice-presidente da associação, além da adequação a Lei de Acesso à Informação, Lei 12.527/11, e implantação do Gabinete Itinerante, com visita as oito regionais da cidade para ouvir a população.

Na reunião, foram apresentadas também as metas e diretrizes do governo para os próximos anos. Uma gestão baseada no Plano Estratégico de Governança sob os eixos estruturantes do Desenvolvimento, Modernização, Participação Popular e Democracia e Transparência. 

Na oportunidade, o prefeito informou os projetos prioritários da atual administração nas diversas áreas de atuação. Em relação ao tripé desenvolvimento econômico, urbano e social, Carlin Moura ressaltou os projetos de mobilidade urbana e sua boa relação com o governo federal. "Já fomos a Brasília três vezes esse ano. Contagem está inserida no PAC 2 e foi um dos municípios mais contemplados". Além disso, trabalhará junto com as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a implantação do Consórcio Metropolitano de Alta e Média Complexidade da Saúde e obras de infraestrutura do Rodoanel e da BR 381. 

Entre as prioridades da atual gestão, também está a promoção do desenvolvimento da cidade, por meio do Plano de Desenvolvimento Integrado. A prefeitura implantará o Cecon, o maior complexo industrial do município, vai fortalecer as indústrias e empresas existentes, além de atrair novos empreendimentos para a cidade. "O investimento é a pedra fundamental para o desenvolvimento. Precisamos buscar novos recursos para o município e resolver o entrave da dívida pública, problema da maioria das grandes cidades do país".

No âmbito social, fará um grande programa habitacional, com o objetivo de entregar cerca de 598 casas até o final de 2014. 

Outra medida anunciada foi a retomada das obras da nova maternidade municipal com entrega prevista até o final do ano e as obras do Pronto-Socorro do JK. O prefeito reforçou a continuidade nas ações de reestruturação e ampliação das unidades escolares municipais e da Funec.

Reforma administrativa

Carlin Moura apresentou como será a reforma administrativa, a ser encaminhada ao legislativo, com o objetivo de modernizar a máquina pública, sem aumentar os gastos. Entre as medidas, a criação de duas novas secretarias municipais: a Secretaria de Comunicação e Transparência e a Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Idoso.

A reforma administrativa contemplará ainda o fortalecimento da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e da Fundação Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq), que assume a limpeza da cidade. A atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) se transformará na Secretaria Municipal de Regulação Urbana e Habitação. Será criado ainda o Instituto Municipal de Planejamento Urbano. As administrações regionais serão fortalecidas e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer será incorporada a pasta de juventude, se transformando na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. 

A contabilidade da Prefeitura de Contagem será subordinada à Secretaria Municipal da Fazenda e fiscalizada pela Controladoria Geral do Município. Também serão fortalecidas as ações de participação popular, com a continuidade do Gabinete Itinerante, a implantação do Planejamento Participativo e o fortalecimento do Orçamento Participativo. 


Fonte: Portal da Prefeitura de Contagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!