segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ação de Guarda Municipal contra skatista levanta polêmica


Ter, 24 de Julho de 2012 11:14 .Redes sociais debatem a violência da abordagem no Parque Bacacheri





--------------------------------------------------------------------------------



A prisão de um skatista no Parque Bacacheri, no último sábado (21) no último sábado levantou um debate nas redes sociais contra a violência da Guarda Municipal de Curitiba. O incidente ocorreu com o operador de logística Rugieri Mateus, de 36 anos. A acusação era de que ele estaria andando de skate em área não permitida para a prática.



As fotos de sua prisão e das agressões praticadas pelos guardas municipais foram postadas no Facebook e gerou uma grande mobilização. Já do lado de fora do parque, Rugieri teria sido abordada pelos guardas. “O guarda gritou comigo e com sua pistola na mão e gritou vagabundo. Quando vi que era um guarda despreparado e achei que sua arma podia disparar, parei e perguntei o que esta acontecendo. Ele gritou de novo e falou deita no chão vagabundo. Falei que não ia deitar, o guarda se aproximou com a pistola na minha cara e falou deita... e me chutou e deu um rodão. Nada contente pisou no meu pescoço e chamou reforço, veio um companheiro dele que aproximou e pisou no meu pescoço também. Muitos filmaram, os guardas não gostaram da atitude do pessoal e falou no meu ouvido que ia me f..., me levantou com uns tapas e falou vamos lá pra salinha, que era dentro do parque, dizendo que ia me arrebentar”, diz Rugieri em sua página no Facebook.



Na salinha teria sofrido novas agressões. “Eles foram me sufocando com o braço, me deixando sem ar e quase desmaiei. Os populares do parque gritaram falando que ele ia me mata e falaram pra ele parar, nesse momento muitos xingavam esses dois guardas e eu quase sem força pra andar e sem ar nos pulmões. Eles fecharam a porta da salinha e chegaram mais uns cinco guardas, todos gritaram comigo, nem um momento deixaram eu falar, me deram cotoveladas na barriga e começaram fazer um BO dizendo que eu tinha desacatado esse guarda”, relata Rugieri.



A Guarda Municipal divulgou nota. "A Secretaria Municipal de Defesa Social informa que as imagens serão avaliadas e que um procedimento interno já foi aberto para apurar se houve excesso na abordagem ou se os meios utilizados para conter o skatista foram adequados. Segundo relatos, o skatista utilizava a pista compartilhada do Parque Bacacheri em alta velocidade, as pessoas que faziam caminhada solicitaram a intervenção da Guarda Municipal. Abordado, o skatista se recusou a utilizar a pista de forma moderada, desafiando os guardas. Ele foi encaminhado e apresentado à autoridade policial, no CIAC Sul (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão), no bairro Portão, onde foi autuado em flagrante por desacato", diz a nota.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!