quarta-feira, 6 de junho de 2012


05/06/2012 21:31

Prefeitura compra gás de pimenta para a GM

Também foram adquiridos tubos de spray de gás lacrimogêneo para uso do pessoal do Canil de JundiaíALINE PAGNAN
aline.pagnan@bomdiajundiai.com.br
Os guardas municipais de Jundiaí passam a ir  às ruas armados com gás de pimenta - para quem é do Canil da GM, será disponibilizado  spray lacrimogêneo. A aquisição da prefeitura teve investimento de R$ 45 mil, segundo a “Imprensa Oficial” desta terça-feira.

Com isso, os GMs daqui fazem estreia de  armas não letais. Segundo a prefeitura, eles  já passaram por um  curso preparatório para o  uso correto desses  equipamentos. 

Ao todo, foram comprados 292 frascos de gás de pimenta  e  20 de gás lacrimogêneo individuais - e outros quatro desses   maiores que vão ficar em  viaturas.

Segundo o responsável pela Divisão Operacional da GM, o inspetor Cláudio Ferigato, as armas “ajudarão muito” os GMs durante as ocorrências diárias. “Em situações de desobediência à ordem de parada para abordagem ou resistência, poderá ser usado o gás de pimenta. No caso do Canil, como o cheiro de pimenta atrapalha o trabalho dos cães na busca de drogas ou armas, serão usados os sprays de gás lacrimogêneo.”

Cada um dos potes tem 85 gramas. Já os quatro frascos maiores para as viaturas de apoio são de  450 gramas. “Esses são para brigas ou protestos, entre outros.”
Fiscalização eletrônica / O inspetor assegura que cada frasco vem com  um chip, que permite sua  localização e o monitoramento do uso.  “A ideia é controlar o uso e também coibir o desvio deste material”, explicou Ferigato.

Segundo ele, a compra foi pensada para  manter a corporação equipada com o que existe de mais moderno. 

“Todo esse material tem o foco no controle de situações de risco sem o uso de arma de fogo. A instituição tem como consenso o respeito à vida e, por isso, houve o investimento em uma arma não letal.”

A estimativa é de que esses frascos durem cerca de um ano, mas isso depende do número de ocorrências em que haja a necessidade de uso e da quantidade de pessoas envolvidas em cada uma delas, conforme informou o inspetor da GM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!