05/06/2012 10:50
Flagra de abuso da Polícia Militar em Taubaté
Vídeo mostra skatista de 22 anos sendo agredido por policiais militares em um parque público; VEJA VÍDEO
Um vídeo registrou a agressão de policiais militares contra um jovem de 22 anos em uma pista de skate no Parque Municipal Jardim das Nações, em Taubaté. A gravação foi feita por volta de 17h, no último sábado, e também mostra que agentes municipais estavam envolvidos na confusão com mais outros skatistas.
VÍDEO: Policial agride skatista
VÍDEO: Policial agride skatista
Após a confusão, o vídeo circulou pelas redes sociais, sites e blogs. Skatista há 10 anos, o mecânico M.R., 22 anos, disse ter sido vítima de abuso. Com medo, pediu para não ser identificado. O vídeo mostra que ele tomou uma coronhada de um PM -- o jovem precisou levar 10 pontos na cabeça. Na tarde desta segunda-feira, M. passou por exames de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).
“A discussão já estava rolando com dois meninos quando eu cheguei. Me intrometi quando vi a polícia e os guardas primeiro fechando o cerco para os dois e depois apontando a arma. Falei que não precisava daquilo, que era para abaixar a arma porque tinha muita criança na hora, mas o soldado já chegou me agredindo e deu coronhada na minha cabeça”, disse o skatista ao BOM DIA.
Segundo testemunhas ouvidas pelo BOM DIA, cerca de 10 skatistas estavam usando a pista na tarde de sábado quando o episódio aconteceu. Dois guardas municipais teriam estacionado as motos no final da pista -- o que atrapalharia as manobras. Os jovens pediram para os guardas retirarem as motos dali, mas não foram atendidos.
Houve um bate-boca e os guardas chamaram a PM. “Os guardas disseram que tinham denúncia de pessoas se drogando, mas no nosso meio, não tinha ninguém. A PM chegou e se quer quer revistou alguém, muito menos encontrar algo. Eles chegaram apontando armas de calibre 12 e uma pistola num local cheio de crianças. Deram bica, chamaram de baiano e vagabundo. Quando eles viram que tinha gente filmando, tentou tomar o celular do rapaz”, disse o estudante e skatista H.C., 19 anos.
PM e prefeitura vão apurar a confusão
Segundo o tenente Rodrigo Fernandes da Silva, a PM chegou ao local para dar apoio a uma ocorrência. Os dois policiais envolvidos são soldados. A polícia instaurou um inquérito policial militar para investigar o fato e deverá ficar pronto em 40 dias -- contando a partir de sábado. “Existe uma presunção da lei brasileira que a pessoa é inocente até que se prove o contrário, por esse motivo, nenhum policial foi afastado da corporação. Como há indício de crime militar e acusações, a PM vai investigar internamente”, disse Fernandes. Já o secretário de segurança pública de Taubaté, Orlando Lima, negou que os guardas tenham atrapalhado os skatistas. No total, sete guardas se envolveram na discussão. Além dos pontos, a vítima se feriu nos ombros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!