domingo, 24 de maio de 2015

Moradores querem mais guardas municipais na capital, aponta enquete

Função dos guardas ficou mais parecida com a da Polícia Militar. Atualmente há 1.295 agentes na cidade.

Do G1 MS com informações da TV Morena
Dos campo-grandenses que participaram da enquete sobre segurança pública, do MSTV 1ªedição, 52% acreditam que mais guardas municipais nas ruas aumentaria a sensação de segurança para a capital sul-mato-grossense. Atualmente há 1.295 agentes na cidade.
O trabalho dos agentes vem mudando desde 2014 por conta de uma lei federal que amplia as funções da Guarda Municipal. Uma delas é fiscalizar o trânsito, por isso 82 guardas estão credenciados no Departamento Nacional de Trânsito.
Cerca de 235 homens passaram por treinamento e desde abril estão atuando com armas de choque. Outros 235 vão começar na segunda-feira (18) os exames psicológicos para iniciarem o curso de arma de fogo.
Com as mudanças, a função da guarda municipal ficou mais parecida com a da polícia militar. Além disso, muitos moradores confundem o serviço da PM e dos guardas municipais, os uniformes também confundem muita gente, por isso o Ministério Público recomendou que a farda dos guardas seja outra. Isso só deve acontecer em 2017.

Lourenço Gaidarji, comandante da Guarda Municipal, explica que a única diferença é que os agentes atuam só no município. “Dentro de cada região foi criado uma base da Guarda Civil Municipal, chamada de base administrativa, dentro dessas bases estão lotados de acordo com a região e a necessidade da população”, disse Gaidarji.
Ao todo, existem sete bases da Guarda Municipal na cidade. No Centro, Imbirussu, Anhanduí, Bandeira, Prosa, Segredo e Lagoa. Na região central são 200 agentes, 12 deles atuam nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!