terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Guarda Municipal começa 2015 fiscalizando o trânsito de Rio Preto

Guardas ganharam a função de fiscalizar e até multar motoristas na cidade.
Início da fiscalização será no quadrilátero central de Rio Preto.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Os guardas municipais de São José do Rio Preto (SP) ganharam uma função a mais a partir de 2015: fiscalizar o trânsito da cidade. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança deu início em dezembro a um treinamento de 25 agentes para atuar na fiscalização do trânsito.
O objetivo dos agentes nas ruas será para coibir principalmente falta de cinto de segurança, uso de celular ao volante, estacionamento em locais proibidos, filas duplas e outras infrações. Os guardas irão fiscalizar, inicialmente, os cruzamentos que compõem o quadrilátero central, da Rua Independência até a Rua Pedro Amaral e entre as avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló.
O diretor da Guarda Municipal, coronel João Roque Borges de Souza, explica que a atuação dos agentes visa amenizar a violência no trânsito. “O município está fazendo sua parte. Temos que atuar com organização e inteligência. Os guardas estão sendo treinados para agir com cautela e precisão”, afirma o coronel.
O curso para a fiscalização teve duração de 120 horas/aula e foi ministrado por seis instrutores: uma psicóloga e cinco policiais militares rodoviários (que já atuam como instrutores do Detran).
Arma
A fiscalização do trânsito é um passo para dar mais funcionalidade para a Guarda Municipal. Em novembro a guarda começou a trabalhar com armas não letais. Ao todo, 140 guardas receberam pistolas de eletrochoque, além do spray de pimenta.
As armas já estão em uso nas ruas da cidade. O equipamento foi comprado com o dinheiro do governo federal e todos os guardas passaram por treinamento durante um mês. Segundo o comandante da corporação, o coronel João Roque Borges de Souza, a máquina de choque só será usada em último caso.
Rio Preto tem 140 guardas municipais, responsáveis pela defesa do patrimônio público e repressão ao tráfico e uso de drogas em locais monitorados pela prefeitura, como o terminal rodoviário.
Guarda municipal de Rio Preto irá fiscalizar o trânsito (Foto: Sergio Menezes/SMCS)Guarda municipal de Rio Preto irá fiscalizar o trânsito (Foto: Sergio Menezes/SMCS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!