SALVADOR
Mais 84 guardas municipais usarão armas nas ruas
Atualmente, o efetivo da instituição é de 1.296 homens. Desses, 96 já patrulham a cidade com armas nas mãos
Em abril, mais 84 guardas municipais serão capacitados para circular armados pelas ruas da capital. O curso de capacitação tem 230 horas de aulas, com duração de um mês. “Tudo é feito em parceria com a Polícia Militar. Durante o curso, eles aprendem a manusear o armamento, mas também noções de segurança, defesa pessoal e uso da força”, explicou o superintendente da Guarda Municipal de Salvador, coronel Peterson Portinho.
Atualmente, o efetivo da instituição é de 1.296 homens. Desses, 96 já patrulham a cidade com armas nas mãos. Depois das aulas, os guardas precisam passar ainda por um teste psicológico. Ontem, a prefeitura divulgou, no Diário Oficial do Município, o aviso de convocação do pregão eletrônico para escolha da empresa que fará a aplicação do Teste de Avaliação da Aptidão Psicológica (Taap) nos guardas.
A empresa que vencer a licitação ficará encarregada pela aplicação dos testes nos 1.200 guardas que ainda não foram capacitados. “Optamos por começar o processo de armamento pelas lideranças de cada grupamento da guarda. Mas nós vamos capacitar e armar todos os 1.200 guardas”, afirmou Portinho.
Os guardas municipais são capacitados para manejar revólver calibre 38, pistola 380 e escopeta calibre 12. No curso, eles aprendem também instruções sobre pistola ponto 40, o armamento usado atualmente pela Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!