quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mudança no estatuto pode dar respaldo à Guarda Municipal a atender acidentes em Lucas

EM 28 DE JANEIRO DE 2014 AS 06H53
Autarquia ficaria responsável pela confecção dos boletins de acidente, hoje feita pela Polícia Militar
Fonte: ExpressoMT
 

Crédito: ExpressoMT
Será definida nos próximos dias a mudança de atribuição na confecção de boletins de acidente em Lucas do Rio Verde. Atualmente a Polícia Militar tem efetuado esse tipo de atendimento que passará a ser feito pela Guarda Municipal de Trânsito. Mudanças no estatuto de autarquia vão dar autonomia para que os GM’s façam esse procedimento.

Ontem, em entrevista coletiva à imprensa, o major PM Fábio Mota, comandante da corporação em Lucas do Rio Verde, explicou que essa mudança vai otimizar os trabalhos dos militares, que contarão com as viaturas para os atendimentos de outras naturezas. Mota observou que essa é uma mudança que vem sendo estudada pelas instituições que atuam na área de segurança, integrantes do Conselho de Segurança, visando beneficiar a coletividade. “A partir do momento em que a Guarda Municipal, que já está nos ajudando nesse sentido, começar de fato e de direito a atender as ocorrências de trânsito, vai permitir que nossas viaturas tenham disponibilidade de atender outras ocorrências ou realizando o policiamento preventivo em nosso município”, citou.

O oficial explicou que acidentes de trânsito em Lucas do Rio Verde mobilizam as guarnições praticamente todos os dias. Nos finais de semana e dias de festas, em razão do aumento de veículos, aumenta também o número de acidentes. E cada atendimento demora no mínimo 40 minutos, dependente da gravidade do acidente. “Até uma hora e meia, dependendo da remoção de veículos do local, atendimento às vítimas, coletas de dados. Em cada acidente, em média uma hora”, explicou.

Mesmo sem a atribuição de elaborar os boletins, a Guarda Municipal tem participado desses atendimentos, auxiliando no controle do trânsito nas imediações do acidente, isolando as áreas onde há permanência de vítimas ou veículos.

Em outras cidades, como Sinop, a Guarda Municipal local assumiu essa responsabilidade, permitindo que a Polícia Militar desenvolva as atribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!