Na tarde de ontem (18) a Comissão de Defesa do Consumidor presidida pelo vereador Coringa (PSD) junto com a Comissão de Segurança Pública presidida pelo vereador Otávio Trad (PTdoB) farão uma audiência pública para debater a atual situação dos remanescentes da Guarda Municipal e a proposta de contratação de uma empresa de segurança, feita pelo Executivo.
A audiência foi proposta por Coringa que participa das duas comissões, e busca junto aos remanescentes, uma forma para que esses profissionais tomem posse no cargo. São 77 remanescentes, que passarão por todas as etapas do concurso e se formaram em 2011 no curso de treinamento da Guarda Municipal, que durou 45 dias.
Segundo Herik Garcia, representante dos remanescentes, todos estão aptos ao trabalho, todos passaram pelo treinamento e aguardam a convocação para a posse. “Hoje em dia vivemos de bicos, muitos de nós não conseguem emprego por estar a espera do cargo, por que em uma entrevista falamos que podemos ser chamados a qualquer momento de forma que a empresa quer funcionários fixo que vão ficar por um longo período” enfatizou Herik.
Participando da audiência, o advogado Paulo Belarmino analisou a situação e afirmou que se necessário, poderão ser tomadas medidas judiciais para que essas pessoas tomem posse do cargo que os cabe, citando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2007 com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho, onde a prefeitura se comprometeu a fechar um quadro de 2.888 guardas.
No inicio do ano a corporação contava com um efetivo de 1340 guarda e agora são apenas 1.310, e com os concursos da PM e do Corpo de Bombeiros e a construção de novos órgãos públicos como posto de saúde, Centros de Educação Infantis e terminais, esse déficit tende a aumentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!