terça-feira, 4 de junho de 2013

PM capacita Guardas Municipais de Aracaju sobre armas não letais


PM capacita Guardas Municipais de Aracaju sobre armas não letais


O uso da força faz parte do cotidiano do agente de segurança pública, pois, nem todas as ocorrências são resolvidas através da verbalização e negociação. Em alguns casos, faz-se necessário o uso de mecanismos e instrumentos que impeçam ou façam cessar uma agressão ou outro crime.
Esses mecanismos vão desde a simples presença até o uso da força letal. Porém, visando a garantir o direito à vida assegurado no artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) vem investindo em tecnologia e preparo de seus agentes para o uso de armas não letais, dentre as quais estão os sprays de pimenta e os dispositivos elétricos incapacitantes (Spark).
Visando aprimorar as técnicas já utilizadas pela GMA, na manhã da quarta-feira, 29, integrantes da Ronda da Capital (Rondac) passaram por treinamento teórico e prático de armamentos não letais, agentes químicos e munições de impacto controlado. O treinamento que faz parte do projeto de capacitação técnica foi realizado pelo tenente da Polícia Militar do Estado de Sergipe Marcos Rocha, especialista na área.
“Nosso maior objetivo é transformar o conhecimento referente aos recursos de menor letalidade empregados nas operações de segurança pública” declarou o tenente Rocha. De acordo com o oficial, os agentes químicos, como spray de pimenta e gás lacrimogêneo geralmente são empregados em casos de cumprimento de ações judiciais de reintegração de posse, quando há resistência passiva. Em casos de resistência ativa, em que há um embate com as forças policiais, são usadas as munições de impacto controlado, conhecidas como munições de borracha.
Além de serem usadas em casos de cumprimentos de ações judiciais, os agentes químicos e as munições de impacto controlado são muito usados em casos de dispersão de tumultos e manifestações violentas.
por PM-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!