segunda-feira, 10 de junho de 2013

09/06/2013 às 21h20

Guarda Civil Metropolitana, do sonho à realidade

DIÁRIO DA MANHÃ
ELTON MAGALHÃES
Depois de quase três anos de estudos e pesquisas sobre a transformação da Guarda Municipal em Guarda Civil Metropolitana (GCM), o mérito foi conquistado, esta semana, na Casa de Leis do Município, com sua aprovação. Lembro-me muito bem de quando assumi o comando da GM, fui apresentado ao projeto pela mudança e que sua elaboração tinha sido uma determinação do prefeito Paulo Garcia para melhorar as condições de trabalho dos profissionais lotados no órgão.
Logo em seguida este projeto foi protocolado, na Casa, no mês de abril e ficou lá até a sua aprovação, com isto, trouxe a todos os GMs uma enorme satisfação, seguindo uma tendência nacional.
Além de Goiânia, outras cidades já tinham mudado as nomenclaturas para GCM, como: São Paulo, Curitiba e Palmas, que apesar de ter somente vinte quatro anos de idade, já se adequou às normas e tendências nacionais.
É bom esclarecer que essa tendência, além do reconhecimento da profissão junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), traz à tona a nova versão do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) do MTE, onde há uma uniformização do trabalho na área da segurança municipal, além da definição de condições gerais para exercício da profissão, formação, competências, requisitos e perfil profissional e pessoal indicados para o cumprimento das atribuições do cargo.
Aqui no estado de Goiás, alguns municípios já tem a guarda municipal com denominação GCM, como: Planaltina, Cristalina, Formosa, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, pois somente as capitais podem ser denominadas de metropolitanas. 
Hoje vejo no semblante de cada guarda civil o orgulho de vestir, literalmente, a camisa da corporação e isso só nos dá conta da importância deste ato é por isso que agradeço a Deus, aos empenhos do prefeito Paulo Garcia, que determinou todo o procedimento desta mudança, aos nobres vereadores da capital, que ouviram o clamor da corporação e da secretária Adriana Accorsi, que quando comandante interina da então AGMGO, fez valer o grito da maioria, mediando conflitos de grevistas, argumentou e gerenciou situações difíceis, a vocês a minha gratidão.
Sabemos que esta conquista é só um passo em direção a uma GCM dentro dos padrões que a Constituição Federal, no Artigo 144, § 8º, exige, mas, ainda há muito por ser feito, como: aquisição de um novo fardamento - em processo de licitação - e principalmente o Plano de Cargos e Salários da GCM, que está em fase de conclusão e que em breve alcançaremos mais esta vitória.
(Elton Magalhães,comandante – Guarda Civil Metropolitana de Goiânia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!