sexta-feira, 10 de maio de 2013

'Botão do pânico' é acionado pela 1ª vez por mulher em Vitória


Mulheres vítimas de violência doméstica receberam dispositivo em abril.
Guarda Municipal atendeu chamado e diz que agressor não foi encontrado.

04/05/2013 18h19 - Atualizado em 05/05/2013 09h47

'Botão do pânico' é acionado pela 1ª vez 


O primeiro atendimento do botão do pânico, da patrulha Maria da Penha, foi realizado pela Guarda Municipal de Vitória na madrugada deste sábado (4), em frente à Universidade federal do Espírito Santo (Ufes). De acordo com a prefeitura, os agentes chegaram três minutos após o alarme ter sido acionado por uma mulher, que disse ter sido ameaçada pelo companheiro. Câmeras de videomonitoramento filmaram a ação da Guarda. O agressor não foi encontrado.

Mulheres vítimas de violência doméstica receberam botões do pânico em abril deste ano. Trata-se de um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio. No momento em que o botão é pressionado, disponibiliza um processo de escuta e a central de monitoramento recebe um chamado. A Guarda Municipal da capital disponibiliza quatro viaturas para atenderem exclusivamente as demandas relacionadas à Lei Maria da Penha geradas por meio do dispositivo.
O primeiro acionamento ocorreu às 3h40 deste sábado, em um posto de gasolina em frente à Ufes, na Avenida Fernando Ferrari. Segundo a Guarda, a mulher que acionou o botão foi vítima de ameaças por parte do agressor, que teria dito para ela se retirar do local, caso contrário seria agredida. O homem foi embora logo depois, antes que a viatura dos agentes chegasse ao posto.

A partir do momento em que o alarme foi acionado, operadores do videomonitoramento passaram a observar o local e flagraram o instante em que a Guarda foi ao encontro da vítima. Após a explicação do acionamento, para preservar a mulher, os agentes a levaram até sua residência

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!