Cadastre seu Email

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


22/2/2013 às 21h27

População faz segurança

Consciência social: comerciantes custeiam base comunitária e junto a populares, promovem segurança pública que necessitam

DIÁRIO DA MANHÃ
Construída com apoio da comunidade local e dos comerciantes, a extensão da Base Comunitária da 1ª Regional na Vila Brasília, cuja sede fica no Setor Estrela do Sul, foi entregue ontem à população pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o secretário de Defesa Social e Guarda Municipal, Sargento Cachoeira. Na sequência, foi inaugurada também a Base Comunitária da 3ª Regional, no Setor Expansul.
“Esses novos pontos de apoio são necessários, pois antes havia só o quartel da Guarda Municipal no Garavelo, o que dificultava o deslocamento das equipes. Com as bases, o cidadão poderá solicitar a qualquer momento o efetivo para atender ocorrências e sem demora”, salientou Maguito, que parabenizou os moradores pela iniciativa. “Pela lei, segurança é papel do Estado, mas é direito do cidadão. Unindo forças a sociedade só tem a ganhar. Parabenizo os moradores e comerciantes da Vila Brasília que se esforçaram para que esse projeto se concretizasse.”
Outra base comunitária será inaugurada no próximo dia 27, quarta-feira, no Setor Alto Paraíso. Com essas inaugurações o município passará a contar com quatro Bases Comunitárias e uma extensão: a 1ª Regional, no Setor Estrela do Sul, com extensão na Vila Brasília; a 2ª Regional, na Vila Brasília, próximo ao terminal de ônibus; a 3ª Regional, instalada no Expansul; e a 4ª Regional, que fica no Setor Alto Paraíso.
“Teremos quatro bases comunitárias nas principais regiões do município, que reforçarão a segurança da cidade, inclusive, oferecendo suporte às ações das polícias Civil e Militar”, informou o secretário, Sargento Cachoeira. Segundo ele, a extensão da 1ª Regional foi necessária em consequência da grande demanda da região. “Houve um grande número de ocorrências na 1ª Regional e sentimos necessidade de ampliar o atendimento na região, que reúne uma grande quantidade de residências, escolas e comércio bastante intenso”, explicou o secretário.
Representante da região, Francisco Pereira da Silva falou com orgulho da nova instalação. “Corremos atrás de patrocínio com comerciantes e até mesmo moradores para a construção desse ponto de apoio. Sabemos que nosso prefeito procura de todas as formas aumentar a segurança de nossa cidade, mas com o auxílio da população acredito que todos só têm a ganhar”, frisou.
Como nas duas outras bases já em funcionamento, nos bairros Estrela do Sul e Vila Brasília, as novas bases têm em suas instalações alojamento, recepção, sala de reuniões, cozinha e estacionamento. O contingente da extensão da Vila Brasília contará com 12 guardas municipais, além de policiais militares e civis que farão rondas 24h por dia em cerca de 16 prédios públicos, atendendo a 16 setores, sob a coordenação do guarda municipal Santana.
Já a base da 3ª Regional, no Setor Expansul, contará com 96 guardas municipais e policiamento suficiente para atender 77 bairros, além dos dois polos industriais, do Dimag, Daiag e Parque Industrial de Aparecida. O trabalho será comandado pelo guarda municipal Du’ Santos. A 3ª Regional também abrangerá o entorno do Complexo Prisional e a maior parte do perímetro urbano da BR-153, auxiliando o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O objetivo segundo a Guarda Municipal, é manter uma relação estreita com os diretores das escolas, os funcionários das UBS’s, com a comunidade local e demais corporações encarregadas da segurança pública. “A partir dessa comunicação constante, teremos uma rede eficiente de prevenção e combate à criminalidade no município, e de proteção ao nosso patrimônio público”, avaliou o secretário de Defesa Social e Guarda Municipal. Futuramente, as bases também receberão o sistema de videomonitoramento, que deve reforçar ainda mais a segurança pública.
 PRESENÇAS
Participaram da solenidade o comandante do 2° CRPM, coronel Silvio Benedito; o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ozair José (PT); secretários municipais; vereadores; comerciantes locais e moradores.
A presença de crianças também marcou as inaugurações. No Expansul, o aluno da rede municipal Pedro, que acompanhou a mãe e a avó ao evento ainda de uniforme, roubou a cena ao cantar entusiasmadamente os hinos Nacional e de Aparecida e foi convidado a participar do encerramento da placa do novo prédio público. Já na extensão da 1ª Regional, na Vila Brasília, crianças do Peti, que também participam da Guarda Mirim, participaram da formação da Guarda Civil Municipal com desenvoltura e disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!