segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Já está em operação o Sistema de Monitoramento Eletrônico em Arujá



Na quinta-feira, 27, a Prefeitura de Arujá colocou em operação o sistema de videomonitoramento de segurança, cuja central está instalada na sede da Guarda Municipal de Arujá e será operada por agentes da própria Guarda, que já estão recebendo treinamento por parte da empresa que forneceu e instalou os equipamentos. As imagens captadas pelas câmeras serão acompanhadas 24 horas por dia.
Na primeira etapa, seis câmeras, foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. Elas estão na localizadas na rotatória da Avenida Mário Covas (em frente ao Colégio Jean Piaget); na Avenida São Lucas, no bairro Jordanópolis; e na rotatória da Praça Dalila Ferreira Barbosa. Também há equipamentos na rotatória da Praça Zé Golin (na saída para Santa Isabel); na rotatória da entrada da Rodovia Mogi-Dutra e na Avenida Antonio Afonso de Lima.
O sistema utiliza a tecnologia de transmissão de dados via rádio frequência, com três pontos de retransmissão. As câmeras são do tipo "speed dome", com rotação de 360 graus, zoom ótico de 35 vezes e zoom digital de 12 vezes, podendo "enxergar" até 1,5 quilômetros de distância. "São todas câmeras de longo alcance, com capacidade para captar imagens em alta definição, com riqueza de detalhes", explicou o secretário de Obras e Serviços, Juvenal Penteado.
Com a instalação da rede de videomonitoramento, será possível garantir o acionamento de socorro rápido em várias situações, como roubos de veículos, assaltos, saidinhas de banco, invasões em prédios públicos ou privados e até auxiliar na prestação de socorro mais rápido a vítimas de acidentes de trânsito.
Embora o sistema seja operado pela Guarda Municipal, as imagens e informações também estarão disponíveis para uso das polícias Civil, Militar e Federal, não só para prevenção, mas também para identificação de autores dos crimes registrados.
Ainda de acordo com o secretário, o projeto prevê que outros 18 pontos recebam o equipamento: "Esses locais foram previamente definidos em conjunto por representantes da Prefeitura, da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar".
Estiveram presentes para conferir as câmeras em funcionamento João Romão, presidente da ACE; Sergio da Silva, presidente da AECIA; Paulo Dionísio, presidente da ACONDA; Marjory Casal de Reis, presidente do Conseg, entre outras autoridades. "Era um anseio antigo dos comerciantes e munícipes. Sem dúvida alguma, o monitoramento aumenta a sensação de segurança e servirá para possíveis esclarecimentos de crimes e delitos praticados na cidade. Muito bom", elogiou Romão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!