sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PM vai transferir armas pra Guarda Municipal de Campo Grande


O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho esteve reunido ontem com o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, no Comando Geral da Polícia Militar, para concluir as negociações de repasse do armamento não utilizado pela PM à Guarda Municipal. As reuniões foram iniciadas há três meses e oficializadas com o compromisso do Comando da Polícia Militar de viabilizar as armas (revólveres), a munição e o treinamento dos guardas municipais.

Acompanhado do comandante da Guarda Municipal, coronel Luiz Altino, o chefe do executivo municipal ressaltou a importância da atividade dos guardas municipais no zelo ao patrimônio do município e da possibilidade de um grupo de guardas treinados estar armado para atuar em ações específicas que requeiram o armamento. “Sabemos que o primeiro passo é obter a arma da Polícia Militar e que após essa dotação temos os trâmites administrativos”, disse o prefeito.

As negociações de transferência das armas estão sendo realizadas desde julho deste ano com reuniões periódicas para discutir a possibilidade de uso do revólver descartado. A Polícia Militar está implementando a mudança de armamento substituindo o revólver pela pistola. A partir da troca de armamento da PM, surgiu a possibilidade de disponibilizar as armas para uso da Guarda Municipal.

Trâmites administrativos e legais

O primeiro passo que é o de obtenção do armamento já está concluído com o Comando da Polícia Militar e o próximo será o de legalização do armamento viabilizado pela PM. De acordo com o Coronel Luiz Altino são necessárias medidas administrativas e legais. “Quem autoriza o uso do armamento é o Exército e, desta forma, a próxima etapa – já em andamento - é obter a autorização do Exército Brasileiro para uso da arma pela Guarda e em seguida credenciá-la junto à Polícia Federal”, informou o Coronel Altino.

A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados. “Um profissional de posse da arma deve saber "tratá-la", manuseá-la detalhadamente e, para isso, requer treinamento que podemos realizar”, confirmou o Coronel David. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, o projeto de munir os guardas de armas é rigoroso e cumprirá exigências legais exigidas também pela Polícia Federal.

Hoje, a Guarda Municipal conta com 1.300 guardas que, munidos da “tonfa” – armamento não letal – zelam pelo patrimônio público municipal e atuam também no apoio à Polícia Militar em ações específicas, por exemplo, em grandes eventos abertos ao público. O último deles foi o show de gravação do DVD da dupla Maria Cecília e Rodolfo, realizada no Parque das Nações Indígenas com um público aproximado de 100 mil pessoas.

Valorização da Guarda Municipal

A valorização da Guarda Municipal é uma política adotada pela atual administração que, além da capacitação dos profissionais, vem suprindo o órgão de equipamentos e viaturas. Neste mês, a Guarda recebe mais sete viaturas, adquiridas com recursos próprios da prefeitura, que vão contribuir para as ações rotineiras.

O prefeito Nelsinho Trad anunciou ao comandante da PM a seleção de mais um projeto junto ao Ministério da Justiça que ajudará nas ações de segurança na Capital. O primeiro deles consistiu no projeto de implantação de câmeras de videomonitoramento, já aprovado. “Tivemos agora selecionado mais um projeto e, com isso, buscamos fortalecer o número de viaturas”, disse o prefeito. Esse projeto contabiliza recursos na ordem de R$ 900 mil para a aquisição de 28 veículos, sendo 14 motocicletas e 14 carros, equipamentos e uniformes para a Guarda Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!