domingo, 20 de maio de 2012


19/05/2012

Novo quartel reforça projeto de uma viatura por bairro

CLIQUE PARA AMPLIAR
George Garcia

SCS inaugura hoje novo quartel da Guarda

Inauguração mais reforço no efetivo integram novo plano de segurança


GEORGE GARCIA

A prefeitura de São Caeta
no está cada vez mais próxima de alcançar a meta de ter uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) atuando 24 horas por dia em cada bairro da cidade. Primeiro foi a ampliação do efetivo que agora está praticamente completo com aproximadamente 500 integrantes, e hoje, às 10h30, a prefeitura vai inaugurar o novo quartel da guarda no bairro Cerâmica, o que vai significar uma importante presença da força de segurança municipal no bairro e junto às divisas com a Capital, tidas como pontos críticos quanto à segurança.
A nova sede da GCM vai ser inaugurada na Avenida Fernando Simonsen, 160, Bairro Cerâmica, nas antigas instalações do Tiro-de-Guerra, que se mudou recentemente para a avenida Guido Aliberti. Segundo o Secretário Municipal de Segurança, Moacir Rodrigues, a nova sede, fica geograficamente melhor localizada. "Fica próximo à divisa com São Paulo, onde temos alguns problemas e perto de um polo atrativo que é o Shopping. Além disso a nova sede é muito maior e por isso sua importância é obvia, não apenas para a instrução dos guardas, cujo efetivo aumentou, mas para posição geográfica". A antiga sede da guarda, ficava no bairro Santa Maria, e lá, segundo Rodrigues a população não vai se sentir desprotegida. "O Santa Maria vai ganhar uma praça, que terá uma base da GCM", garante.

PLANO
Segundo o secretário a com a inauguração de hoje, a cidade fica mais perto do plano de ter uma viatura por bairro 24 horas por dia. "Esse é um projeto da própria guarda, desenvolvido para ter melhor policiamento, isso necessitava do efetivo que agora está praticamente completo, os 87 guardas que chamamos do concurso estão em treinamento, ainda não conseguimos colocar todos, mas isso vai acontecer em breve".
De acordo com esse plano, a cidade seria dividida em cinco setores. As Romus (Rondas Municipais) ficariam rondando dois ou três bairros, as Rotans (Rondas com Motocicletas) em dois e cada bairro ainda cada bairro vai ter a sua viatura setorial. "Ainda temos o pelotão de bicicletas e o patrulhamento à pé, que vamos ter novidade. Vamos colocar os guardas para trabalharem em horários extras". De acordo com Rodrigues, a medida é parecida com a Atividade Delegada, usada pela Polícia Militar em algumas cidades e bairros da Capital. "É parecido, mas não é igual. Serão horas computadas como extra, e sem comprometer o horário de descanso do GCM, eles vão patrulhar os centros comerciais".
Esse plano de segurança, na análise de Moacir Rodrigues, ganha impulso com a inauguração de hoje. "Vamos ter base da guarda no bairro Olímpico, no Santa Maria na antiga sede, no bairro Mauá teremos a inspetoria da guarda, ou seja, estamos distribuindo os GCMs". O secretário disse ainda que além de recursos humanos, também já há recursos materiais. "Acabei de fazer mais uma requisição para a compra de armamentos, mais modernos", conclui. 
CLIQUE PARA AMPLIAR
Moacyr Rodrigues fala sobre avanços na Segurança em São Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!