segunda-feira, 10 de abril de 2017

Protesto contra a reforma da Previdência no Rio tem confronto entre guardas e mascarados

Guardas Municipais usaram bombas de gás lacrimogêneo para conter a confusão. Uma mulher de 50 anos ficou ferida durante o tumulto.

Protesto no Rio contra reformas do governo tem confronto com PMs
Manifestantes fizeram protesto na tarde desta quarta-feira (15), na Candelária, no Centro do Rio, em um ato contra as reformas trabalhistas e da Previdência. Entre os movimentos representados na manifestação estão União Geral dos Trabalhadores, Força Sindical, Professores em Luta. Movimentos estudantis e de docentes também engrossam o coro contra a proposta de reforma previdenciária. No início da noite, confrontos entre mascarados e Guardas Municipais deixaram, pelo menos, uma pessoa ferida: a professora Mônica Lima, de 50 anos.
Mônica teve ferimento na perna e foi levada para o hospital Souza Aguiar. Segundo testemunhas, ela disse que levou um chute de um guarda. A corporação afirmou que vai abrir ocorrência para investigar se houve excesso.
Mulher é atendida durante confusão em protesto no Centro do Rio (Foto: Carlos Brito/G1)Mulher é atendida durante confusão em protesto no Centro do Rio (Foto: Carlos Brito/G1)
Mulher é atendida durante confusão em protesto no Centro do Rio (Foto: Carlos Brito/G1)
O tumulto começou por volta das 18h30, segundo a PM, depois que um grupo atacou uma unidade da Guarda Municipal na Avenida Presidente Vargas. Imagens da Globonews mostraram os agentes da Guarda usaram bomba de gás lacrimogêneo contra manifestantes mascarados, que atiraram rojões contra os guardas, que também revidavam com tiros de bala de borracha.
Um dos mascarados carregava um escudo com a frase: "Fazemos guerra porque é a única língua que eles entendem".
Homem acende rojão na direção da Guarda Municipal (Foto: Reprodução/Globonews)Homem acende rojão na direção da Guarda Municipal (Foto: Reprodução/Globonews)
Homem acende rojão na direção da Guarda Municipal (Foto: Reprodução/Globonews)
O MetrôRio informou que, durante a confusão, acessos do Campo de Santana e Ministério do Exército, da estação Central, ficaram temporariamente fechados.
Guardas municipais e mascarados entram em confronto (Foto: Carlos Brito/G1)Guardas municipais e mascarados entram em confronto (Foto: Carlos Brito/G1)
Guardas municipais e mascarados entram em confronto (Foto: Carlos Brito/G1)
Protesto contra reforma da previdência no Centro do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Protesto contra reforma da previdência no Centro do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Protesto contra reforma da previdência no Centro do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Protesto teve princípio de confusão e bombas de gás explodidas pela polícia (Foto: Carlos Brito/G1)Protesto teve princípio de confusão e bombas de gás explodidas pela polícia (Foto: Carlos Brito/G1)
Protesto teve princípio de confusão e bombas de gás explodidas pela polícia (Foto: Carlos Brito/G1)
Protesto no Rio teve princípio de tumulto (Foto: Reprodução/Globonews)Protesto no Rio teve princípio de tumulto (Foto: Reprodução/Globonews)
Protesto no Rio teve princípio de tumulto (Foto: Reprodução/Globonews)
Cut-Rio e Muspe estimam 20 mil pessoas em ato (Foto: Nicolás Satriano/G1)Cut-Rio e Muspe estimam 20 mil pessoas em ato (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Cut-Rio e Muspe estimam 20 mil pessoas em ato (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Manifestantes fazem ato no Centro do Rio contra a reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano)Manifestantes fazem ato no Centro do Rio contra a reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano)
Manifestantes fazem ato no Centro do Rio contra a reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano)
Ato tem faixas com mensagens contra o presidente Michel Temer (Foto: Nicolás Satriano/G1)Ato tem faixas com mensagens contra o presidente Michel Temer (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Ato tem faixas com mensagens contra o presidente Michel Temer (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Homem carrega criança com frase: Quero me aposentar em vida (Foto: Carlos Brito/G1)Homem carrega criança com frase: Quero me aposentar em vida (Foto: Carlos Brito/G1)
Homem carrega criança com frase: Quero me aposentar em vida (Foto: Carlos Brito/G1)
Até o início da noite o clima na manifestação era pacífico. No local, os manifestantes exibiram faixas com mensagens contra o presidente Michel Temer, além de cartazes com as frases "Pelo não pagamento da dívida pública"; "Não à reforma previdenciária. É trabalhar até a morte e não se aposentar"; "Fora Estado coveiro"; "Eu não mereço ir da sala de aula para um caixão".
A CUT-Rio e o Muspe estimam 20 mil pessoas no ato. A PM ainda não divulgou quantas pessoas participaram na manifestação. Às 17h30 começou a passeata na Avenida Presidente Vargas, sentido Zona Norte.
Mascarados tentam quebrar letreiro luminoso com propaganda sobre a Reforma da Previdência
Por volta das 18h15, mascarados que caminhavam juntos com os manifestantes tentaram quebrar um letreiro luminoso que exibia uma propaganda sobre a Reforma da Previdência, mas foram impedidos do ato de vandalismo pelos próprios manifestantes.
Manifestantes protestam em São Paulo e no Rio de Janeiro
Durante o ato, a Avenida Rio Branco (na altura da Candelária) foi bloqueada e Avenida Presidente Vargas ficou completamente interditada.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também não circula no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Graça Aranha.
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também não circula no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Graça Aranha (Foto: Carlos Brito/G1)Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também não circula no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Graça Aranha (Foto: Carlos Brito/G1)
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também não circula no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Graça Aranha (Foto: Carlos Brito/G1)
Duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas foram interditadas, na altura da Candelária (Foto: Nicolás Satriano/G1)Duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas foram interditadas, na altura da Candelária (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas foram interditadas, na altura da Candelária (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Professores reclamam na reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano/G1)Professores reclamam na reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Professores reclamam na reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano/G1)


Manifestantes fazem ato no Centro do Rio contra a reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano/ G1)Manifestantes fazem ato no Centro do Rio contra a reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano/ G1)
Manifestantes fazem ato no Centro do Rio contra a reforma da previdência (Foto: Nicolás Satriano/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!