sábado, 17 de janeiro de 2015

Com o aval de Bertaiolli, grupo de elite da Guarda será armado em 2015

Para efetivar o projeto será preciso de autorização da Polícia Federal e do Exército; treinamentos serão realizados

Publicada em 10/01/15
Erick Paiatto
Antes de receberem o armamento, guardas municipais passarão por treinamentos e avaliações
Luana Nogueira
Da reportagem local
O processo para armar um grupo de elite da Guarda Municipal é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Segurança e será viabilizado esse ano. A confirmação de disponibilizar armas para os guardas municipais foi divulgada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante reunião com o Ministério Público e as Polícias Militar e Civil. 
Segundo Bertaiolli, o objetivo da medida será o de garantir a segurança dos próprios homens que atuam hoje no serviço. Agora, será preciso aguardar a autorização da Polícia Federal e do Exército.

Atualmente, a Guarda conta com 200 pessoas, mas nem todas deverão portar o armamento. Bertaiolli explicou que um grupo especial será criado para atuar em casos em que haja a necessidade de homens armados. 
O pedido para que os membros da corporação andassem com armas é antigo e ganhou força no ano passado quando guardas foram atacados na Vila Nova União. Um decreto federal que regulamentou o porte para estes profissionais também teve influência na decisão.

O prefeito informou que não é possível estabelecer quando os guardas vão começar a receber o armamento, uma vez que o trâmite envolve uma série de processos burocráticos. "Está definido que a Guarda passará por um treinamento e aperfeiçoamento para que aqueles que estejam aptos possam trabalhar armados. Está na meta de 2015, mas é preciso conseguir as autorizações legais para que possamos comprar o armamento com registro na Polícia Federal e do Exército. O segundo passo será a abertura de licitação para a compra dos armamentos e a terceira etapa será a contratação de uma empresa especializada para fazer a avaliação pessoal", esclareceu.

Bertaiolli afirmou ainda, que todos que atuam na corporação passarão por treinamento e capacitação. "Assim, poderemos saber quais podem compor o grupo de guardas que estarão em operações que necessitem de armamento. Não temos todos os guardas preparados para usar e trabalhar armados, mas aqueles que estão, por exemplo, fazendo rondas noturnas nos prédios públicos, precisam de armas", ressaltou.

Segundo o prefeito, todo o processo será feito dentro das normas estabelecidas pela legislação vigente. "O resultado será que teremos um grupo de guardas municipais aptos a trabalhar com armamento para garantir sua própria segurança, que é nossa principal preocupação", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!