21/03/2013 - 12h34
Projeto autoriza PM a retirar consumidores de drogas de lugares públicos
Agência Brasil
Já existem 29 cracolândias com grande número de usuários de drogas no País.
A proposta (PL 4911/12), do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), autoriza a criação dessa equipe multidisciplinar dentro das delegacias de polícia. Conforme o texto, a equipe multidisciplinar ficará autorizada a requerer judicialmente o pedido de internação compulsória para tratamento médico especializado dos usuários de drogas que forem detidos pela Polícia Militar.
Nesses casos, a família ou responsável legal da pessoa deverá ser notificado. Caso não concorde com a internação, esta pessoa poderá ser nomeada para cuidar e acompanhar o internado, desde que apresente documento que comprove que ele está fazendo ou vai fazer tratamento médico especializado.
Crime
Arquivo/ Gustavo Lima
Agostini: retirada de usuários das ruas é melhor forma de repressão a tráfico.
Segundo o autor, o problema de “dependentes químicos aglomerados em centros urbanos tem causado pânico na população e impedido muitas vezes o seu direito de ir e vir”. O deputado destaca que estudo da Secretaria Nacional Antidrogas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz verificou que, em 17 capitais brasileiras, já há atualmente 29 cracolâncias com alta concentração de drogados.
“Neste sentido, a retirada dos usuários de drogas entorpecentes das ruas e a criação de equipe disciplinar para acompanhá-los são mais uma ferramenta de repressão do tráfico e uso ilícito de drogas”, argumenta Santo Agostini.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 7665/10 que está pronto para ser colocado em pauta para votação no Plenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!