segunda-feira, 2 de julho de 2012

Big Brother”


Em uma semana, Central de Monitoramento já efetuou vários flagrantes na cidade

1/7/2012











Umuarama - O sistema de monitoramento em locais públicos de Umuarama está funcionando há mais de uma semana e o resultado tem sido positivo. As dez câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade já flagraram diversas atitudes suspeitas, colaborando no trabalho de prevenção e solução de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal.

Na Central de Comando Operacional (CCO), instalada na sede da Guarda Municipal, dois guardas municipais fazem a observação, por meio de monitores de vídeos, dos pontos vigiados. O CCO dispõe também de uma central de rádio, onde os guardas passam as informações de alguma atitude suspeita para as viaturas que estão nas ruas. Com isso o atendimento se torna mais rápido e eficiente.

“Com o monitoramento já flagramos pessoas que estavam em atitude suspeita. A viatura então que está mais próxima do local onde esta a pessoa é comunicada sobre a ocorrência e rapidamente se desloca para averiguar o fato”, explica o inspetor Rocha, da Guarda Municipal. Segundo ele, durante esses primeiros dias de monitoramento diversas pessoas foram flagradas consumindo drogas. “Nesse caso, o indivíduo é abordado pela equipe, que repassa para a central os dados da pessoa. Em seguida, é feito uma checagem no sistema Infoseg para saber se ela tem alguma pendência na justiça”.

Na quarta-feira, por volta das 15h30, a câmera que está instalada no Lago Aratimbó captou algumas pessoas que estavam embaixo de uma árvore em atitude suspeita. A viatura 461 foi comunicada e se deslocou até lá. No local foi feito abordagem das mesmas. Os dados de duas motocicletas que estavam com o grupo também foram checados no sistema da polícia, porém, nada de irregular foi encontrado. No mesmo dia, em torno de 17h25, a câmera da Estação Rodoviária, flagrou dois indivíduos fazendo uso de drogas. Em posse das características dos mesmos, a viatura foi ao local. Com os dois nada foi encontrado e na averiguação dos nomes foi constatado que eles não tinha nenhuma pendência com a justiça.

Em outra situação, a Central foi comunicada pela Polícia Civil sobre o furto de um veículo Voyage, de cor bege, placas AGP 0272, que aconteceu na Rua Piúna. Pelas imagens de monitoramento, os guardas municipais observaram um veículo com características semelhantes passando pelo trevo de saída para Xambrê. Viaturas da Guarda Municipal e Polícia Civil foram acionadas e fizeram diligências em bairros próximos, porém o carro não foi encontrado. As câmeras funcionam durante 24 horas e todas as imagens captadas ficam armazenadas em um servidor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!