sexta-feira, 11 de maio de 2012


Experiência de segurança de São José dos Pinhais é repassada a ONU

Programa Segurança Cidadã pode servir de modelo

A Prefeitura de São José dos Pinhais participou da oficina da Organização das Nações Unidas (ONU) “Doadores de Experiência”, do Programa Conjunto Interagencial “Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras”. Juntamente com o exemplo de São José dos Pinhais, a oficina contou com a participação de mais de 19 projetos bem-sucedidos brasileiros e latino-americanos, na área de segurança e cidadania.

Marcelo Jugend, secretário municipal de Segurança de São José dos Pinhais, foi convidado pela ONU para compartilhar a experiência de êxito do município. De acordo com Jugend, a mudança na gestão da segurança em São José dos Pinhais passou por três eixos: a desfragmentação da administração pública, a valorização da Guarda Municipal e a participação popular. “Quando entrei na segurança de São José dos Pinhais, havia um conceito anacrônico de segurança pública reativa e repressora. A Guarda Municipal foi reproduzida nos moldes da Polícia Militar, porém sem formação adequada”, afirma.

Jugend já observa uma sensação palpável na população de maior segurança, por ela fazer parte da construção. “Sem a participação da população, como acontece nos Conselhos Municipais de Segurança Cidadã, os gestores atuam sozinhos e não encontram soluções”, detalha. O secretário destaca que a população brasileira está desmotivada neste setor, então é muito importante que ela participe e se torne indutora das políticas públicas e protagonista nas ações. “Sem a confiança da população, a efetividade do trabalho de segurança e de cidadania é muito reduzida”, finaliza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!