-
Sarandi compra pistolas e escopetas para a Guarda Municipal
A Prefeitura de Sarandi (a 12 km de Maringá) publicou um edital para a compra de armas letais e munições para a Guarda Municipal. Conforme o comandante da corporação, Paulo Sérgio de Souza Prado, serão adquiridas 50 pistolas 380 e 20 escopetas de calibre 12. A compra acontecerá por pregão presencial, que será realizado no dia 4 de maio. O preço máximo previsto é de R$ 350 mil.
- Segundo Prado, antes de usar as armas, os guardas municipais devem passar por um processo de treinamento com a Polícia Militar por três meses. "Eles emitem um certificado, que enviaremos em seguida para a Polícia Federal, pedindo a autorização do porte", explica.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, o convênio para a realização do treinamento com a Polícia Militar está atrasado. "Mandamos o requerimento para a Secretaria Estadual de Segurança Pública há cinco meses e até agora não há resposta", afirma.
Segundo Prado, as armas letais são importantes para garantir a segurança dos guardas. "Em nosso trabalho temos que lidar com bandidos de alta periculosidade. Não podemos ficar desprotegidos", afirma. Os guardas municipais estão trabalhando atualmente apenas com cassetetes. "As armas teaser chegam somente no fim de abril", ressalta.
A Câmara Municipal de Sarandi aprovou o uso de armas letais pela Guarda Municipal em outubro de 2010. No Paraná, a Guarda Municipal de Ponta Grossa, Arapongas e Foz do Iguaçu já adotam armas letais para seu contingente. Em Maringá, os guardas esperam a chegada das armas teasers (não letal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!