|
Guarda Municipal de Salvador é treinada para usar armas de fogo
Ao todo, 23% dos guardas municipais serão selecionados e farão o treinamento que inclui teste psicológico e aulas de tiro.
Em Salvador, 300 homens da Guarda Municipal estão sendo treinados para atuar usando armas de fogo. Está a maior polêmica na cidade.
A Guarda Municipal está nas ruas de salvador desde 2007. São 1.328 homens e mulheres com a função de proteger instalações e bens públicos, como monumentos, postos de saúde e escolas.
Na capital baiana, eles também trabalham no que o município chama de prevenção à violência. Desde outubro do ano passado, 340 guardas usam o taser, uma arma que não mata, imobiliza o alvo com uma carga elétrica de cinco mil volts. O armamento é usado em patrulhas e eventos, como o carnaval. Agora a tropa também vai usar outro tipo de arma.
A autorização foi dada pela Polícia Federal. Parte da Guarda Municipal de Salvador vai usar arma de fogo. Em dois meses, 300 homens da corporação estarão armados.
Ao todo, 23% do grupo serão selecionados e farão o treinamento que inclui teste psicológico e aulas de tiro. A corporação diz que a mudança é urgente.
“O entendimento da nossa sociedade é o entendimento de que o respeito, infelizmente, é a força, e a força presente pra esse respeito na criminalidade infelizmente é a arma de fogo”, afirmou Carlos Damasceno, gerente de operações da Guarda Municipal de Salvador.
O assunto tem gerado polêmica na cidade. “Eu acho errado isso aí. São só dois meses de treinamento. Dois meses de treinamento não dá pra nada”, disse Osmar Santana, auxiliar de contabilidade.
“Vai dar mais sensação de segurança, agora tem que ter responsabilidade”, afirmou Marcos Vieira, motorista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!