sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Câmeras de monitoramento correm risco de ficar inutilizadas

A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza está finalizando a implantação de uma sistema de videomonitoramento no Centro da Cidade. A informação é do diretor geral do órgão, Arimá Rocha. “Em 60 dias, devemos concluir a colocação dos postes e, em seguida, as câmeras serão instaladas”. No total, 24 câmeras farão o monitoramento de doze praças, além dos calçadões das ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha.










A iniciativa traria grande contribuição para a segurança, se não fosse um contratempo com o Governo do Estado. O problema é que, para a transmissão em tempo real das imagens para a sala de monitoramento da Guarda Municipal, seria necessário usar o sistema da Rede Metropolitana de Fortaleza (Gigafor).







O Gigafor é uma rede de alta velocidade, que interliga instituições de ensino superior e pesquisa em Fortaleza. Ela também é utilizada para ligar os órgãos do Governo na Capital e está sob responsabilidade da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Segundo Arimá, há um ano tenta-se fechar a parceria com o Governo, mas nenhuma resposta ainda foi obtida.







O guarda portuário Hélio Lima, 54, afirma que sente-se seguro ao passear pelo Centro. “Nunca sofri assalto aqui, mas acho que o policiamento deixa a desejar”. Essa opinião compartilhada pelo sapateiro Marcelo Ferreira, 34, que há 20 anos ganha a vida no Centro. “Já sofri três assaltos, o último em agosto, em plena luz do dia”, conta.







O impasse entre Prefeitura e Governo do Estado suscitou discussões no quarto encontro do Fórum Viva Centro, realizado ontem no Palácio do Comércio, que discutiu a segurança do bairro. Até o fechamento da edição, a Etice não deu nenhuma resposta sobre a solicitação da Guarda Municipal.











ENTENDA A NOTÍCIA



Uma rede de videomonitoramento está sendo implantada pela Guarda Municipal no Centro. Serão 24 câmeras vigiando doze praças e os calçadões da Guilherme Rocha e Liberato Barroso.



Geimison Maia

geimison@opovo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!