terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ES-Escolas no ES instalam Botão do Pânico contra violência

O Botão de Pânico será usado por escolas de Vila Velha (ES) contra a violência Foto: Alex Cavalcanti/Especial para Terra
O município de Vila Velha, na região metropolitana de Vitória (ES), usará a tecnologia para tentar conter a violência escolar. Nesta terça-feira, começou a funcionar em 50 das 92 unidades da rede pública municipal um novo sistema de segurança chamado de Botão de Pânico. Similar a um pequeno controle remoto, o aparelho será usado para acionar uma central de segurança em caso de emergência. O alarme funcionará integrado a uma central de videomonitoramento em dez unidades.

O sistema funciona interligado à uma empresa de segurança privada, contratada pela prefeitura. Ao ser acionado, o dispositivo, que vai ficar em poder do diretor de cada unidade, emite um alerta para a central de monitoramento, que envia uma patrulha escolar até o local. Em casos mais graves, os agentes que trabalham na patrulha podem pedir ajuda à Guarda Municipal ou à Polícia Militar.

Segundo a prefeitura, dentro de 90 dias, o sistema será levado a todas as escolas da rede municipal. "Em até três meses todas as nossas escolas vão receber o Botão de Pânico e o sistema de videomonitoramento", afirmou o secretário de Educação de Vila Velha, Heliosandro Mattos.

O investimento para implantação do sistema fica entre R$ 8 mil e R$ 13 mil, dependendo do tamanho de cada unidade escolar. As câmeras, além de gravarem toda a movimentação no interior da escola, também registram o que acontece nas redondezas da unidade. O objetivo, segundo o secretário de Educação, é coibir a violência escolar e o tráfico de drogas.

"Em algumas escolas, temos a indesejável presença de traficantes, que tentam aliciar alunos. Com as câmeras, acreditamos que vamos coibir isso e afastar essas pessoas da frente das unidades. Tudo será gravado e qualquer imagem que sirva como prova será repassada à policia", afirma Mattos.

Teste O botão de pânico da escola municipal Vila Olímpica foi acionado em uma demonstração, nesta terça-feira. Em menos de cinco minutos, uma unidade da patrulha escolar chegou ao local. O serviço conta com cinco patrulhas, cada uma com quatro agentes.

Testado em uma unidade durante o ano de 2009, o sistema teria reduzido de vinte para zero o número mensal de ocorrências. "Nesta escola, tínhamos em média 20 ocorrências por mês, desde brigas até posse de drogas e armas. Com esse sistema, esse número foi reduzido a zero", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!