sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Guarda Municipal de Bertioga começará a andar armada na terça-feira

Parte das pistolas 380 será distribuída de manhã. Em seguida, efetivo pode fazer a segurança armada

A Guarda Municipal de Bertioga começará a andar armada a partir desta terça-feira (27). No mesmo dia, pela manhã, a Prefeitura fará a entrega oficial do armamento à corporação e, a partir daí, o efetivo poderá trabalhar portando pistolas 380.
Segundo a Administração Municipal, a cerimônia, simbólica, para a entrega das armas, será às 10 horas, na sala de reuniões anexa à Secretaria de Educação, no Paço Municipal. Atualmente, Bertioga tem 87 guardas municipais. Do total, de acordo com a Prefeitura, 66% estão aptos para uso e porte de arma de fogo. 
De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga, o coronel PM Eduardo Silveira Bello, o prefeito Mauro Orlandini entregará as primeiras 40 armas para os guardas que já completaram todos os testes que fizeram parte do treinamento necessário para a autorização do porte de arma. À medida que os demais concluírem a preparação, segundo ele, estarão recebendo as armas, gradativamente.
“O armamento vai trazer mais segurança à população e aos guardas que estão trabalhando na rua e na vigilância dos próprios municipais. O porte de armas de fogo impõe mais respeito e certamente trará mais segurança no desempenho das funções da corporação”, ressalta o secretário, lembrando que Bertioga será a segunda cidade da região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados, depois de Praia Grande.
Treinamento
O treinamento dos guardas municipais incluiu curso de qualificação e avaliação psicológica. Eles passaram por aulas sobre noções de Direito Penal, lei de entorpecente, uso de cassetete e algema, defesa pessoal, conhecimentos sobre funções e atribuições da GCM e das polícias Civil e Militar, ética, postura, condicionamento físico, entre outros. 
Em 19 de maio deste ano, o prefeito Mauro Orlandini celebrou convênio com a Polícia Federal para a concessão de porte de arma de fogo aos integrantes da corporação.
Segundo a Prefeitura, há dois anos a Guarda Municipal vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. Dos 87 agentes que integram a corporação, 58 estão atuando na corporação; 14 na Diretoria de Operações Ambientais (DOA), ligada à Secretaria de Meio Ambiente; sete na Defesa Civil; dois na Diretoria de Trânsito; e os seis restantes distribuídos entre secretarias municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!