Cadastre seu Email

domingo, 17 de janeiro de 2016

Guardas municipais compram drone para monitorar orla de São Vicente

Equipamento será usado para coibir ações delituosas, localizar pessoas perdidas e ajudar no resgate de vítimas de afogamento

08/01/2016 - 19:40 - Atualizado em 08/01/2016 - 19:40
São Vicente ganhou um novo aliado no monitoramento da orla da Praia. Um drone ajudará a Guarda Civil Municipal (GCM) a coibir ações delituosas, a localizar pessoas perdidas e no resgate de vítimas de afogamento. Além de ser a primeira Cidade da Baixada Santista a utilizar o equipamento para a segurança da população, outra curiosidade são os investidores da tecnologia: os próprios guardas, que se juntaram e compraram o equipamento para doá-lo, posteriormente, à Prefeitura. 
No final do ano, a Prefeitura de Santos também utilizou drones para monitorar a orla durante a queima de fogos. Entretanto, foi uma ação isolada, apenas para aquela finalidade. 
O equipamento já é utilizado em São Vicente desde o dia 23 de dezembro e serve como uma ferramenta a mais para a GCM inibir a ação de criminosos e resguardar a vida de pedestres e banhistas. 

Doação
“A aquisição (do drone)  foi feita pelo comandante, subcomandante e chefes de departamentos. O dinheiro levantado em eventos realizados pela própria categoria. O que sobrava juntávamos e ainda precisamos complementar um pouco”, diz José Ricardo Pereira Miguel, subcomandante da GCM.
A Prefeitura da Cidade, em crise financeira e com diversos salários de servidores atrasados, não teve participação na compra do drone, que custou cerca de R$ 5 mil.
Drone custou R$ 5 mil: dinheiro foi levantado através de eventos realizados pela categoria 
Utilização
A bateria do equipamento tem autonomia de 30 minutos e o drone sobrevoa a uma altura de até 120 metros, em um 1 km distância. A filmagem e as fotos as são em alta definição. 
Segundo o subcomandante, a tecnologia permitira aos guardas o monitoramento do trecho entre a Ilha Porchat e a divisa com Santos. 
“Esse equipamento é o primeiro da Baixada Santista (a operar durante todo ano). O drone enviará imagens em tempo real para o nosso  ônibus de monitoramento na Praia do Itararé, que já conta com nove câmeras. Os vídeos serão retransmitidos também para tabletes dos guardas e da Polícia Militar”, explica.
O subcomandante da GCM ressalta que o equipamento tem atendido as expectativas e espera poder contar com mais um drone em breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!