quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Guarda Civil forma alunos do curso de Intervenções Táticas Especiais

Escrito em 22/12/2015 12:00
Agentes participaram da formatura brevê dentro dos trabalhos da Ronda Ostensiva Municipal 

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizou nesta terça-feira, 22, a formatura da primeira turma de alunos do curso de Intervenções Táticas Especiais (Cite). Os 50 guardas civis que finalizaram a atividade participam da formatura brevê dentro dos trabalhos da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O objetivo é qualificar cada vez mais os guardas civis para o patrulhamento preventivo e ostensivo, além de contribuir com as forças de segurança pública da capital goiana.

Os agentes participantes da atividade tiveram treinamento rigoroso e constante, e possuem características diferenciais, como o voluntariado, o controle emocional e a capacidade de decisão. “O apoio destes alunos-guardas será vital, pois atenderá ocorrências que necessitam da ação de um grupo especializado no controle de distúrbio urbano, na mediação de conflito e em todo tipo de intervenção”, destaca o comandante da GCM, Elton Magalhães.

O grupo passou por 30 dias de estágio teórico e 60 de aulas práticas em parceria com o Bope, a Rotam e o Giro da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), além do GT-3 da Polícia Civil. A formatura é baseada na Lei 13.022 do Estatuto das Guardas Municipais do Brasil. Um dos padrinhos de aluno-guarda, Jonathan Brandão Cardoso, disse que este tipo de formação é um motivo de orgulho: “Ver a corporação chegar a este patamar prova o empenho em contribuir ainda mais com o bem-estar da sociedade”.

De acordo com a portaria nº 362/2015, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi criada para as ações de segurança pública, como operações especiais de controle de distúrbios civis e apoio aos demais núcleos e divisões da corporação no patrulhamento preventivo e ostensivo - baseada na Lei 13.022 do Estatuto das Guardas Municipais do Brasil. O grupo é subdividido em equipes (Alfa, Bravo, Charlie e Delta) e atua 24h nas ruas da Capital de forma preventiva e ostensiva.

Luiz Galvão, da editoria de Segurança - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Foto: GCM Tiago Diniz


Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!