Estatuto dos Guardas Municipais será votado em agosto
Representantes da categoria pediram apoio a Figueiró antes da votação
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) recebeu um grupo de guardas municipais de Campo Grande e de Dourados nesta terça-feira (15) em seu gabinete em Brasília. Eles vieram pedir para o parlamentar votar a favor do Estatuto dos Guardas Municipais. A proposta está na pauta do Senado e deve ser votado no início de agosto.
“Somos responsáveis pela legalidade, mas ainda não temos legalidade para atuar. Queremos a regulamentação do nosso trabalho porque a Constituição Federal determina que os municípios podem criar as Guardas Municipais, mais a lei ainda não foi regulamentada e nós estamos sendo mal aproveitados”, lamentou o presidente do sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande, Guarda Bonfim.
O senador Figueiró declarou apoio ao pleito e disse que o guarda municipal deveria ter uma ação mais próxima da população. Para ele, a simples presença do profissional já coíbe a ação dos criminosos. “No meu entender, o guarda municipal é o policial comunitário, porque a Polícia Militar é volante, não pode estar presente em todos os lugares, vai nos momentos de fricção. Os guardas municipais já defendem as escolas, os postos de saúde, as repartições públicas e poderiam ter ação maior”, afirmou.
O Estatuto estrutura as guardas municipais em carreira única, formada por servidores públicos com planos de cargos e salários. Também estabelece a atuação em parceria com as outras forças de segurança pública.
Assessoria de imprensa
Raquel MadeiraPor: Raquel Madeira
Nenhum comentário adicionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!