domingo, 22 de abril de 2012


Internautas defedem o armamento dos GCMs



Internautas defendem armamento da guarda municipal


A guarda municipal deve ser autorizada a utilizar arma letal. Essa é a opinião de 65,5% dos internautas que participaram da enquete do portal da Assembleia Legislativa da semana de 9 a 16 de abril. Para estas pessoas, o armamento é necessário porque a guarda realiza a segurança do patrimônio público e faz mediação de conflitos.
Para 19.3% dos votantes, no entanto, deve haver um grupo treinado para o uso dessas armas em situações específicas. Outros 15,2% acreditam que os profissionais da guarda não são policiais e só devem atuar como agentes de cidadania.
Para o deputado Ely Aguiar (PSDC), o uso de armas letais deve ser restrito às Forças Armadas. “A prefeitura pode, numa ou outra situação de maior risco, realizar convênio com a Polícia Militar, para dar suporte às operações”, sugeriu.
Na opinião do deputado Manoel Duca (PRB), o armamento dos guardas municipais só deve ocorrer após treinamento intenso dos agentes e verificação de suas condições psicológicas. “A seleção precisa ser muito mais rigorosa, a exemplo da PM, porque muitos que aí estão não têm condições de usar armas no trabalho das ruas”, disse.
Roberto Mesquita (PV) também concorda que mais treinamento para a guarda municipal é o pré-requisito para o uso das armas letais. “Como pode o pobre do agente, só com um cassetete, combater o bandido que está cada vez mais armado?”, justificou.
Para a professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Celina Lima, estudiosa de questões da violência, é antiga a demanda dos guardas municipais por armamentos. Ela diz que é um pedido justo, diante do aumento da criminalidade, embora desvirtue um pouco da finalidade inicial da instituição. Celina alerta, no entanto, que o armamento requer uma formação específica e rigorosa.
MM/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!