quinta-feira, 23 de julho de 2015

População deixa de frequentar Jardim Botânico por conta da insegurança

Zona verde foi criada em 2011 e conta com diversas espécies de árvores nativas e frutíferas, além de trilhas por toda sua extensão


Com uma área de 36 hectares, o Parque Jardim Botânico de Teresina, localizado na zona Norte, é uma das últimas áreas verdes preservadas na zona urbana da capital. O Jardim foi criado em 2011, no espaço onde funcionava o Parque Ambiental do Mocambinho, e conta com diversas espécies de árvores nativas e frutíferas, além de trilhas por toda extensão. 
Apesar dosINVESTIMENTOS feitos nos últimos anos, a população tem deixado de frequentar o local e o motivo é a falta de segurança. Apenas seis vigias cuidam de toda extensão do Jardim Botânico, em cada plantão de 24 horas. A Polícia Ambiental é chamada apenas em casos de crimes ambientais, como caça e derrubada de árvores. 
A dona de casa Jesus Rodrigues, que mora há mais de 30 anos no bairro Mocambinho, afirma que diversos casos de assalto já foram registrados nas dependências do Jardim Botânico. “Eu mesmo não tenho coragem de andar pelas trilhas, desacompanhada. Muita gente aproveita a mata fechada para consumir drogas e, como o espaço é muito grande, fica difícil para os vigias controlarem quem entra e quem sai”, avalia a moradora. 
Foto: Elias Fontenele/ ODIA
Claudio Soares é um dos poucos moradores que utiliza as trilhas do Jardim Botânico para fazer caminhadas. Para ele, o número de profissionais que trabalham no parque é insuficiente para suprir a demanda. “Esse espaço é frequentado mais por grupos de estudantes e pesquisadores. A população acaba ficando com medo de adentrar nas trilhas por conta da insegurança”, afirma. 
Caça predatória 
Outro problema enfrentado ao longo dos anos no Jardim Botânico é a caça predatória. Antônio Pereira, um dos funcionários do Parque, lembra que o local era conhecido pela diversidade da fauna, mas que, nos últimos anos, isso vem mudando. 
"Antes, tínhamos aqui diversas espécies, como cotias, tatus, preguiça, e uma variedade enorme de pássaros. Com o passar dos anos, a quantidade de animais foi diminuindo e, atualmente, é praticamente impossível encontrar uma espécie de animal nativo”, afirma Antônio. 
Reforço 
A diretora do Jardim Botânico, Jaqueline Lustosa, reconhece que a segurança no interior do parque tem deixado a desejar. Para ela, é essencial a presença da Polícia Ambiental em áreas ecológicas como o Jardim Botânico. “Infelizmente, nós não temos a presença de um policiamento ostensivo pelas trilhas do parque, o que seria muito importante para proteger os visitantes e evitar a prática de crimes ambientais, como a caça de espécie silvestres”, avalia a diretora. 
Segundo Jaqueline, a presença da polícia já foi solicitada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela gestão do parque. “Essa demanda já foi repassada para a Secretaria há muito tempo. Até agora, não tivemos nenhum retorno”, afirma. 
Contraponto 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) informa que a revitalização do Parque Ambiental do Mocambinho, situado na avenida Freitas Neto, está programada no Projeto Executivo de recuperação dos parques de Teresina. A primeira fase do projeto está na fase técnica de aprovação dos recursos. Consta ainda uma parceria com a Guarda Municipal para segurança do parque quando a mesma for implementada. 
Além disso, a gestão da Semam tem buscado dialogar com as autoridades da área da Segurança Pública do Estado, como forma de garantir a tranquilidade da população ao visitar o local e evitar casos de violência, que é atualmente um problema generalizado em todas as cidades. A meta é ampliar as possibilidades de aproveitamento do Parque Ambiental do Mocambinho que oferece trilhas ecológicas, pista de Cooper, um museu de animais taxidermizados (empalhados) e auditório para eventos da comunidade.
Por: Natanael Souza- Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!