Cadastre seu Email

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOTICIA BOA PARA GCM GOIÂNIA

NotíciasVoltar
APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO PROJETO DO PREFEITO QUE DESAFETA 18 ÁREAS PÚBLICASAPROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO PROJETO DO PREFEITO QUE DESAFETA 18 ÁREAS PÚBLICAS
26/02/2014 16:16
Apesar dos protestos da oposição, a proposta de venda das áreas foi aprovada por 22 votos a 11. O projeto segue agora para a Comissão de Urbanismo
Com 22 votos favoráveis e oito contra, foi aprovado na sessão de hoje, Projeto de Lei Complementar, de iniciativa do executivo, que permite a desafetação e alienação de 18 áreas públicas do município localizadas em vários setores da Capital e uma boa parte, na região do Park Lozandes, próximas ao Paço Municipal. As áreas passarão a fazer parte dos Projetos Diferenciados de Urbanização-PDU-1 , o que permitirá o seu adensamento através da verticalização dos imóveis.

O projeto condiciona a venda das áreas à construção ou aquisição de hospital, criação do Parque do Cerrado no Park Lozandes, construção das sedes da Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa Social e da Guarda Metropolitana, no mesmo bairro; construção de viaduto na BR-153, no setor Novo Mundo,; viaduto na Avenida 136 com a Marginal Botafogo; duplicação da Avenida Engler, duplicação da Avenida da Divisa, no setor Jaó; duplicação da Avenida Pio Correia, no setor Marilizia; implantação dos corredores exclusivos de ônibus nas avenidas 85, T-7,T-9 e 24 de Outubro e construção de viaduto na PL-2 com a BR 153, no Park Lozandes.

O prefeito Paulo Garcia, em sua justificativa, afirma que estas áreas estão subutilizadas e por isso são passiveis, em tese, de alienação e adensamento. O Chefe do executivo destaca ainda o dispositivo incluído no projeto, com forme TAC firmado com o Ministério público, que obriga a Prefeitura a abrir conta bancária específica e destinar a verba de negociação das áreas para as obras elencadas no texto da lei.

REAÇÃO

Os vereadores da oposição protestaram contra a aprovação do projeto alegando se tratar de projeto que atende apenas aos interesses do setor imobiliário e não aos interesses da população goianiense. Foram feitos pedidos de destaque para alguns artigos do projeto, na tentativa de retirar o PDU-1 de algumas áreas e também a tentativa de incluir alguns setores para construção de moradias populares e regularização de outros já existentes. Todas foram rejeitadas pela base aliada do Prefeito.

O vereador Djalma Araújo chegou a pedir vistas do projeto, mas teve seu pedido negado pelo Plenário por 12 votos favoráveis contra 17. O vereador Elias Vaz-PSB ocupou a tribuna da Casa para segundo ele “alertar os colegas para votar contra a aprovação do projeto, porque a venda dessas áreas, será um crime histórico contra a Cidade”, disse ele. Elias afirmou ainda que caso a Câmara aprove a proposta do Prefeito Paulo Garcia-PT, a Casa estará rasgando o Plano Diretor de Goiânia, já que a matéria propõe a transformação de áreas não adensáveis , previstas no PD, em áreas adensáveis, o que gerará transtornos de toda natureza no futuro, concluiu.

A matéria chegou à Câmara no final do ano passado e causou bastante polêmica o que acabou adiando a votação para este ano. O projeto segue agora, para a Comissão de Habitação e Urbanismo, que é presidida pela vereadora Tatiana Lemos-PC do B, que já adiantou que vai propor a realização de Audiências Públicas sobre o assunto com vários setores da sociedade, antes de colocar a matéria para a segunda e última votação do Plenário.

Votaram contra a aprovação do projeto os vereadores Fábio Lima-PRTB, Djalma Araújo-SDD, Virmondes Cruvinel Filho-PSD, Pedro Azulão Júnior-PSB, Tatiana Lemos-PC do B, Elias Vaz-PSB e os tucanos Anselmo Pereira, Dr. Gian, Dra. Cristina, Geovani Antonio e Thiago Albernaz O vereador Rogério cruz não estava presente à sessão. Os outros 22 votaram favoráveis ao projeto. (Silvana Brito)
(Foto: Eduardo Nogueira) (Diretoria de Comunicação)
 
Todas as notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!