Cadastre seu Email

sábado, 6 de abril de 2013

Notícias


Notícia Postada em 05/04/2013 às 09:31:32
Aparecida terá apoio da PF para armamento da Guarda Municipal
Instituição ficará responsável pelo registro das armas, que serão adquiridas pelo município após licitação. Agentes terão que passar ainda por treinamento.

Tamanho do texto  
O prefeito Maguito Vilela (PMDB) reuniu-se nesta quinta-feira, 4, com o superintendente regional da Polícia Federal, Geraldo André Scarpelline, para acertar os últimos detalhes do requerimento que possibilitará armar a Guarda Civil Municipal de Aparecida. O documento foi protocolado pelo secretário de Defesa Social e Guarda Municipal, Sargento Cachoeira, no dia 14 de março deste ano e acatado pela PF. “Tivemos total apoio da Polícia Federal na luta contra a violência no município, agora a Prefeitura dará inicio ao processo licitatório para aquisição das armas”, contou o prefeito. As armas serão credenciadas pela Polícia Federal.
Segundo o secretário de Defesa Civil, os 250 aprovados no concurso da guarda, que está em fase final, já receberão treinamento necessário de tiro e manuseio de armas. “É injusto pessoas que lidam diretamente com o crime não ter como se defender, defender a população e o patrimônio, e ficar refém de bandidos”, ressaltou o sargento Cachoeira. Ele explicou que a legislação federal, por meio de resolução, atribui ao município a responsabilidade de aquisição das armas para uso funcional dos Guardas Municipais. “Não será permitido o uso pessoal. As armas serão usadas apenas durante o período de trabalho e no caminho de volta para casa”, completou.

A expectativa do município é que a medida ajude a reduzir crimes, especialmente contra o patrimônio público, em Aparecida, como outras ações já implementadas pela própria Guarda Municipal. Segundo o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), os índices de criminalidade reduziram em mais de 30% depois da instalação das câmeras na cidade. “Antes Aparecida liderava o ranking como cidade mais violenta do estado, hoje caímos para a 17° posição, ou seja, um avanço significativo em pouco tempo”, comemorou Maguito, que na ocasião convidou o superintendente regional da PF para conhecer o sistema de videomonitoramento. “Os índices de redução de crimes em Aparecida revelam a eficácia desse sistema de segurança pública implantada na gestão de Maguito”, disse Geraldo Scarpelline, aceitando o convite.

MAIS SEGURANÇA – A Prefeitura de Aparecida não tem medido esforços para melhorar a segurança pública no município. Prova disso é que quatro bases comunitárias de segurança foram implantadas no município para monitoramento das câmeras e prestar assistência direta à população. Para isso, a Guarda Municipal tem feito parcerias com as Polícias Civil e Militar, além disso, a Prefeitura irá dobrar o efetivo da guarda com a finalização do concurso público.

Outra novidade é que o a secretaria de Educação e o GGIM estão elaborando projeto para implantar o sistema de videomonitoramento nas unidades escolares municipais. “Essa medida impedirá a ação de vândalos e vai deixar nossos alunos, diretores e pais mais tranquilos”, enfatizou Maguito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!