sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Guarda Municipal de Búzios promoverá curso de capacitação para novos agentes

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail
Desde o mês de janeiro, a Guarda Municipal de Armação dos Búzios vem implementando mudanças para melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança em pontos turísticos e ruas da cidade. Além de ter dobrado o efetivo, o setor investiu na reforma de viaturas e reestruturou a atuação dos guardas que, agora, trabalham em duplas e estão presentes em todo o município. Em breve, novidades como um curso de capacitação para os guardas municipais e campanhas de educação no trânsito também serão realizadas pela Prefeitura.
Contando, atualmente, com oito viaturas e quatro motos, a Guarda Municipal de Armação dos Búzios iniciou o ano com uma frota muito reduzida, mas que foi recuperada em tempo recorde: em um mês e meio, receberam manutenção e voltaram a circular três viaturas que estavam sucateadas e duas motos inutilizadas além de um microônibus para o transporte de fiscais de postura e guardas municipais para operações no município. Além disso, um apoio direcionado ao setor turístico, um dos principais propulsores da economia no município, passou a ser feito com um novo planejamento: para manter a segurança, uma viatura e duas motos realizam, diariamente, rondas nos principais pontos turísticos e o Pórtico passou a ter guardas municipais de plantão 24h que inibem a entrada de ônibus irregulares na cidade.
“Até o final do ano passado, a fiscalização no município era feita de forma muito  precária, ineficiente. Não havia guardas municipais nas praias e pontos estratégicos da cidade, com grande fluxo de pessoas. Assim que a nova gestão assumiu em janeiro, houve uma reformulação do sistema e locais como Travessa da Policlínica, Câmara Municipal, Praia da Ferradura e Praia de João Fernandes passaram a ter uma fiscalização constante. Com o dobro de agentes nas ruas e trabalhando em duplas, o trabalho da guarda municipal vem recebendo elogios da população e incentivo dos turistas”, afirmou Gilberto Martins, comandante da Guarda Municipal de Armação dos Búzios.
Com o setor sendo reformulado, a meta é a concretização de projetos como campanhas de educação no trânsito e a instalação de mais um estacionamento para motos no Centro da cidade. A sinalização viária também será refeita, com a pintura de faixas de pedestres e colocação de mais placas de sinalização. “Temos muitas ações em estudo para melhorar a vida da população, desobstruindo o trânsito e facilitando o deslocamento de pedestres. Em toda a cidade, as faixas de pedestres estão apagadas e faltam placas indicando locais de grande procura, principalmente por turistas. Estamos estudando também a regulamentação de carga e descarga de valores, os chamados carros-forte, junto ao Departamento de Transportes. Não há pontos específicos para este trabalho, o que compromete a segurança da própria população”, explicou Martins.  
Curso de capacitação - Atualmente, o efetivo conta com 242 guardas municipais e 28 guardas patrimoniais (antigos vigias), todos concursados. Em breve, os 52 novos agentes oriundos do último concurso receberão um curso de capacitação onde serão abordadas as partes teórica e prática sobre dinâmica do trânsito no município, conhecimentos de instalações dos patrimônios, dentre outros itens.
Com duração prevista de três meses, o curso preencherá uma lacuna deixada na ocasião das nomeações dos guardas. “Os novos concursados foram chamados em dezembro do ano passado mas não receberam qualquer tipo de qualificação. Para começarem a trabalhar, colocamos os agentes novos com experientes para aprenderem a função. Junto com este curso, também estamos estudando a oferta de uma capacitação em idiomas. Em nossa cidade, que é um dos principais destinos internacionais, ter guardas bilíngües é fundamental”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!