quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Cidade

Guarda Municipal de Corumbá há 23 anos cuidando do patrimônio Pantaneiro

Fonte: Assessoria de Imprensa GM em 18 de Dezembro de 2012
Nova sede da Guarda Municipal
Divulgação
A Guarda Municipal é uma organização civil, hierarquizada e uniformizada, cujos principais equipamentos adotados são as tonfas, algemas e rádio comunicação - HT's, com uso de veículos, motos e apoio de monitoramento por câmeras nos grandes eventos a Guarda Municipal de Corumbá não é armada.
Uma das Guardas Municipais antigas de nosso estado, a GM Corumbá passou por várias etapas, sempre priorizando a segurança do patrimônio e do povo pantaneiro, conta atualmente com diversos Núcleos de serviços especializados, podendo assim atender com maior qualidade a população, dentre estes Núcleos e sub-núcleos estão:
Corregedoria da Guarda Municipal
Decreto do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira criou a Corregedoria da Guarda Municipal. Pela normatização, o órgão é o responsável pela apuração de infrações disciplinares atribuídas aos guardas municipais. Ainda é atribuição da Corregedoria, auxiliar o comandante da corporação no que tange às decisões disciplinares da Guarda. Além disso, deve dar andamento às representações ou denúncias fundamentadas contra servidores da instituição.
A estrutura básica da Corregedoria da Guarda Municipal é formada pela chefia; subchefia; assessoria técnica e apoio administrativo. O chefe da Corregedoria definido pelo comandante da Guarda sempre deve ser servidor efetivo da corporação, além de ter "ilibada reputação moral e funcional" e não poderá estar "respondendo a processo criminal por crime contra a administração pública ou possuir condenação por crime de qualquer natureza".
Núcleo Administrativo
Responsável pelo serviço de Recursos Humanos da Guarda Municipal controla a folha de frequência dos guardas, executa as ordens do Comandante pertinentes ao serviço administrativo, confecciona e controla a escala de serviço dos Guardas Municipais, realiza o controle interno de férias, arquiva dentro das pastas individuais todos os certificados de cursos, palestras e demais eventos que os membros da corporação participaram, assim como diversos outros serviços administrativos, sendo essencial para a organização e fluidez dos serviços.
Foto de um dos primeiros uniformes da Guarda Municipal de Corumbá
(GM ANTONIO MIRANDA)
Grupamento de Trânsito - GTRAN
Composto por 27 (vinte e sete) Agentes de Trânsito, capacitados e atualizados para realizarem os serviços de fiscalização de veículos e condutores na cidade, o Grupamento de Trânsito é responsável pela segurança dos condutores e pedestres nas vias de Corumbá, fiscalizando e organizando o trânsito o Grupamento atendeu diversos eventos de grande porte durante o ano, dando ênfase em: Carnaval, Banho de São João, Eleições 2012, Visita do Ministro da Defesa, Operação Ágata, Operação Sentinela e diversos outros grandes eventos de nossa querida cidade.
Núcleo de Operações
Este setor é responsável pela coordenação de pequenos e grandes eventos, assim como executar ações fiscalizatórias e coordenar os serviços preventivos realizados pelos setores operacionais como: Grupo de Apoio com Cães, Grupo Tático Preventivo, Rondas, Patrulheiros e demais serviços ostensivo-preventivos. Atualmente o Núcleo de Operações conta com 04 viaturas equipadas com rádio-comunicadores e 09 motocicletas operacionais equipadas com giroflex e sirene, dando assim maior agilidade nos atendimentos. Dentre os serviços mais relevantes realizados no ano, está a participação direta nas Operações Ágata e Sentinela das Forças Armadas. O Grupo de Apoio com Cães conta com 06 guardas especificamente preparados pelo Estágio em Cinotecnia e 04 (quatro) cães das raças Rottweiler, Labrador e Pastor Alemão que são treinados para o controle urbano.
Sala do Setor de Operações

Núcleo de Telecomunicações e Monitoramento
Com 09 (nove) câmera de última geração e 13 servidores da Guarda Municipal trabalhando diretamente neste setor, o Monitoramento tem sido um forte aliado no combate a criminalidade na área central da cidade, devido a presença das câmeras de segurança, que podem girar até 360º e com zoom de até 270X, inibe a ação de meliantes na região, com uma equipe especializada em instalação e manutenção de câmeras de monitoramento e equipamentos de apoio e pronta resposta em minutos no caso de suspeita ou flagrante delito os serviços de monitoramento tem contribuído para segurança do cidadão de bem.
Cartório Central
Viabilizando o recebimento e entrega de documentos, o Cartório Central, localizado na recepção da nova sede da Guarda Municipal, na Rua Dom Aquino esquina com a 21 de setembro, tem viabilizado e facilitado a entrega de documentos como: Ofícios, cartas e demais comunicações, o solicitante entrega o documento e recebe um protocolo de entrega, garantindo assim que seu pedido será analisado pelo Comandante da Guarda Municipal.
Núcleo de Patrimônio
Com o crescimento da instituição, foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Corumbá novos equipamentos e materiais, havendo assim uma necessidade de um controle mais específico com esses materiais foi criado o Núcleo de Patrimônio. A intenção é ter um maior controle na distribuição e cautela de materiais como: Uniformes, tonfas, coletes anti-balísticos, botas e demais materiais utilizados pelos guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!