Cadastre seu Email

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

3/10/2012 17h05 - Atualizado em 03/10/2012 17h05

'Precisamos reciclar a Guarda Municipal', afirma Dilador Borges

Candidato diz que colocará guardas na escola para dar segurança.
G1 entrevistou os quatro candidatos para a prefeitura de Araçatuba (SP).

Marcos Lavezo Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora
Dilador Borges é candidato do PSDB em Araçatuba (Foto: Marcos Lavezo / G1)Dilador Borges é candidato do PSDB em Araçatuba (Foto: Marcos Lavezo / G1)
Dilador Borges, candidato do PSDB para o governo de Araçatuba (SP), pretende priorizar a saúde e a segurança pública da cidade. Com 58 anos, ele é empresário e esta é a segunda vez que disputa a prefeitura. A primeira vez foi em 2008 e, em 2010, se tornou suplente de deputado estadual.
Saúde
Entre as principais tarefas na área, Dilador pretende construir novas UBS’s de acordo com a demanda, transformar duas UPA’s em funcionamento 24 horas e construir um pronto socorro em anexo à Santa Casa. “Um pronto-socorro junto à Santa Casa auxiliará no atendimento dos pacientes. Precisamos também reestruturar as UBS’s e contratar médicos. Os AMEs, por exemplo, tem atendimentos bons e precisamos levar isso para as UBS’s”, afirma o candidato.
Para levar a saúde preventiva para a população, o candidato diz que dividirá a cidade em cinco regiões e colocará em cada uma 10 programas da Saúde Familiar, totalizando 50 novos programas. Além disso, ele também pretende descentralizar a distribuição de remédio da Farmácia Central e Farmácia Popular.
Em relação à Santa Casa, Dilador afirma que é um problema crônico em várias cidades, não só em Araçatuba. Para tentar melhorar a situação, bem como sanas as dívidas, ele afirma que deve haver um comprometimento do governo municipal de várias cidades que utilizam a Santa Casa. “No Brasil, com a quantia que a Santa Casa recebe do SUS, é impossível de prestar um bom atendimento. Precisamos de uma mobilização geral”, explica Dilador.
Educação
Na visão do candidato, as escolas em Araçatuba precisam ser reformadas e uma equipe técnica precisa avaliar a estrutura dos colégios. Para ele, é preciso contratar mais professores e cada sala precisa de um assistente para auxiliar o educador. “E em termos de atividades educacionais, é preciso montar uma Cidade da Criança para trazer lazer e atividades educacionais para as crianças, principalmente fora do horário de aula, como nos fins de semana”, afirma.
O candidato também pretende dividir a cidade em dois setores e, experimentalmente, construir creches ou então Cras (Centro de Referência de Assistência Social). “Para as famílias que trabalham no fim de semana poderem levar as crianças para ter recreação e parquinhos. É preciso pensar a educação como um todo”, diz.
Em relação às escolas municipais, Dilador pretende aumentar o número de aulas de educação física o que, para ele, motivaria mais o aluno ir para a escola. “A gente pretende aumentar para três ou quatro vezes por semana a educação física. Precisamos segurar mais a criança na escola”, afirma.
Segurança pública
Na questão da segurança pública, Dilador acredita que a Guarda Municipal está desguarnecida. O candidato afirma que irá abrir um concurso público para contratar novos guardas e aparelhar o setor. “Aposentaram vários servidores da guarda e não teve reposição. Precisamos contratar mais, reciclar a Guarda Municipal, dar treinamento e buscar uma maior interação com a Polícia Militar”, diz o candidato.
Ele diz também que colocará um guarda municipal em cada escola para dar mais segurança na chegada e na saída dos alunos, além de orientar o trânsito. “Devemos também melhorar a iluminação pública em toda a cidade, isso ajuda bastante a combater a violência”, explica Dilador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!