terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prefeito de Serrania, visita Guarda Municipal de Varginha

Prefeito municipal de Serrania - MG visita Guarda Municipal de Varginha e planeja formatura da 1ª turma da GM daquela cidade.
Acontece nesta sexta-feira, 09 a formatura da primeira turma da Guarda Civil Municipal de Serrania. A solenidade acontecerá às 19 horas, 09/12, sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo de Serrania a Guarda Municipal é uma realidade que vai auxiliar na segurança do município.
Na tarde desta segunda-feira, 05/12, o Prefeito Municipal de Serrania, Sr. Prefeito Municipal, Salvador Rodrigues Moreira visitou a sede da Guarda Municipal de Varginha para conhecer toda estrutura, o planejamento, os projetos, a parte legal, sistemática e efetiva das competências pertinentes aos integrantes das Guardas Municipais. O Prefeito foi recebido pelo Diretor, Miguel José de Lima, Comandante Mauricio Maciel e pelos Subinspetores GM Jucilene e Mendonça, é preocupação de todos ter uma equipe bem formada e prestar um serviço de qualidade para toda a população e funcionamento. Na reta final de seu treinamento e visando simular a realidade que irão encontrar nas ruas da cidade, a Guarda Civil Municipal de Serrania– GCMS está em estágio com agentes de Varginha, a guarda municipal irá auxiliar na segurança da cidade e trabalhar em parceria com a Polícia Militar e Policia Civil. Discutiram e programaram a pauta do evento de formatura da 1ª Turma de Guarda Civil Municipal de Serrania-MG, que está em final de curso ministrado pelos instrutores da Guarda Municipal de Varginha. Os formandos cumpriram uma carga horária de 600 horas/aula com disciplinas teóricas e praticas, a grade curricular do curso foi definida pela Secretaria Nacional de segurança Pública (Senasp), o qual abordou matérias como as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, defesa pessoal e emprego de equipamento, criminalística, direito, pronto socorrismo, trânsito entre outras. O evento está programado para o próximo dia 09/12, sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo de Serrania, onde os primeiros Guardas Civis de Serrania serão efetivamente apresentados à toda a Comunidade Serraniense. O Comandante Mauricio Maciel salientou que “a formação de mais uma Guarda Municipal na nossa região é um grande acontecimento para o Conselho Nacional das Guardas Municipais e a população, já que os trabalhos das Guardas Municipais é muito direcionado para a prevenção e consequentemente uma maior aproximação com a comunidade, sendo estas umas das principais diretrizes do trabalhos desenvolvido e apoiados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ.” O prefeito Municipal de Serrania, Salvador Rodrigues Moreira, maior incentivador da implantação da GCM, está muito satisfeito com os resultados. “Nossa guarda civil municipal já é uma realidade, e saber que em alguns dias eles estarão nas ruas da cidade capacitados e qualificados para servir a população Serraniense para mim é uma grande alegria e uma sensação de dever cumprido”, garante o prefeito.

Encontro discute cursos para guardas municipais

A Prefeitura de Curitiba participou do 1º Encontro Nacional dos Gestores em Educação das Guardas Municipais, em Brasília, que reuniu representantes das forças de segurança das cidades-sede da Copa de 2014.

No encontro, foram discutidos os cursos que serão aplicados aos guardas municipais, seguindo um único padrão para todo o Brasil, alinhando às estratégias de educação.

Para que estes objetivos sejam alcançados, a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos, por intermédio da Diretoria de Operações, e o Departamento de Pesquisa, Análise de Informações e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública elaboraram uma malha curricular mínima, capaz de capacitar os operadores para que prestem um serviço de excelência junto ao público em geral.

Foram definidas as necessidades de cada município em matéria de capacitação e feitos ajustes para que estes cursos possam ser aplicados em todo o país e para quantidades suficientes de guardas municipais.

Segundo o Supervisor Rubin, representante da Guarda Municipal de Curitiba, a participação das Guardas Municipais em um encontro desta natureza reforça a idéia da co-responsabilidade de todos os órgãos de segurança, não só durante a Copa de 2014, com também em outros eventos em que ocorra grande concentração de pessoas.

Para o Inspetor Cláudio, a partir do momento em que somos chamados para trabalhar na criação de uma situação envolvendo guardas municipais, temos a oportunidade de colocar a nossa essência naquilo que será revertido para toda uma gama de servidores espalhados pelo país. "São guardas municipais falando, estudando, propondo, acordando o que será feito para guardas municipais". disse.

"Isso demonstra que estamos fazendo a diferença, que temos muito a contribuir para com a população e para com a segurança desta população. A Copa de 2014 será um marco na história das Guardas Municipais do Brasil", acrescentou o inspetor.

A partir de agora, estarão sendo feitos os devidos ajustes, pelo DEIPAD e pela Câmara Temática, no material produzido no encontro, que resultará em um currículo de cursos que serão realizados no modelo de Educação a Distância e em cursos presenciais. A meta é capacitar algo em torno de 365 mil servidores das polícias militar, civil, bombeiros, peritos e guardas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!