segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LIMITE DE IDADE NAS FORÇAS ARMADAS EM 2012

22 de fevereiro de 2011 Por Blog Aprova Concursos 165 Comentários O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que, a partir de janeiro de 2012, as Forças Armadas não poderão mais exigir, em edital, limite de idade para admissão em concurso. Órgãos como Exército, Marinha e Aeronáutica, que costumam convocar candidatos entre 16 e 24 anos, dependendo do cargo, serão obrigados a contratar os candidatos aprovados, independente da idade que eles possuam. Os ministros entenderam, por unanimidade, que a imposição de limite idade por intermédio de ato administrativo é inconstitucional , uma vez que a Constituição determina que só uma lei pode fazer isso. Além de inconstitucional, o limite de idade por meio de edital esbarra na súmula 14, vinculante do STF, a qual determina que “não é admissível por ato administrativo restringir em razão da idade inscrição em concurso para cargo público”. Quem entrou na Justiça contestando o limite de idade nos concursos das Forças Armadas terá esse direito assegurado, afirmaram os ministros. Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

  1. EU TENHO 17ANOS E ESSE ANO FOI MEU ULTIMO ANO DE CONCURSO PARA O COLÉGIO NAVAL,POIS A MARINHA PERMITE ADMISSÃO ATÉ AOS 18 NO DIA DA APRESENTAÇÃO ,LOGO NÃO PODEREI CONCORRE ANO QUE VEM POIS FAÇO 18 ANOS EM NOVEMBRO DE 2011 E A APRESENTAÇÃO É DIA 01/01/2012.QUERIA SABER SE PARA ESTE CARGO DE ASPIRANTE A OFICIAL TENHO DIREITO DE SER CONTRATADO CASO EU PASSE NO CONCURSO .

    ResponderExcluir
  2. existe uma sumula do stf que as forças armadas apartir de 2012 não pode colocar no edital idade de limite para ingressar procure sumula no site stf

    ResponderExcluir

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!