quarta-feira, 29 de junho de 2011

População pode contribuir para celeridade do trabalho do Ciosp

A calma e a tranquilidade ao realizar um chamado telefônico no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) são fatores de extrema importância para o atendente colher os dados necessários para a triagem e direcionar a ocorrência de maneira rápida e objetiva ao setor de despacho de viaturas. Desta forma, o cidadão também está contribuindo para mais celeridade no atendimento e na conseqüente melhoria da ordem pública e defesa da coletividade. O Ciosp é uma central de emergência da segurança pública que reúne os serviços de emergência do Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil e Guarda Municipal de Várzea Grande em um único espaço físico, trabalhando de forma integrada. Atualmente o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública possui dez atendentes por período. O atendimento é realizado 24 horas por dia dividido em quatro turnos de seis horas. Diariamente o serviço de emergência da segurança pública recebe de três a cinco mil ligações. “Ao ligar para o Ciosp o atendente irá perguntar apenas o necessário para dar mais agilidade ao serviço e chegar mais rápido no atendimento da ocorrência”, explicou a chefe de operações do Ciosp, Daise Backmann Morel Luck. Daise explicou também que, ao ligar para o Ciosp, a pessoa não é obrigada a informar o nome, mas essencialmente o endereço completo da ocorrência como nome da rua, bairro e pontos de referência, para que os policiais ou bombeiros cheguem rapidamente ao local. “È muito importante a narração do fato. É no decorrer da conversa que a atendente irá tipificar e encaminhar a ocorrência ao setor de despacho de viaturas”, falou a chefe de operações. Em caso de acidente de trânsito, o solicitante precisa apenas dizer a atendente se houve vítimas, quantas pessoas estão envolvidas e qual a situação em que se encontram, além de informar o endereço correto, com informações precisas e objetivas para ajudar na agilidade do serviço da segurança. “O atendimento de uma ocorrência dura em média um minuto e 20 segundos, e no máximo três minutos. Caso esse tempo seja ultrapassado, o supervisor recebe um alerta em seu monitor e se desloca até a cabine de atendimento para verificar o que está acontecendo”, disse Daise. “Esse procedimento é adotado por se tratar de um serviço de emergência, que exige atendimento imediato”, completou o servidor da sessão técnica operacional do Ciosp, sargento BM Cleberson Nogueria da Silva. Todas as ligações recebidas no call center da segurança pública são gravadas e mantidas em total sigilo. “A pessoa que se sentir lesada ou achar que não houve um bom atendimento, pode fazer a denúncia na Corregedoria das instituições de segurança e os fatos serão apurados”, falou a chefe de operações do Ciosp. Por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) a população conta com o serviço emergencial da segurança pública disponível pelos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). A ligação é gratuita e pode ser efetuada de qualquer aparelho telefônico.

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