sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PR-Novo secretário define hoje rumos da Guarda Municipal

Filiado ao partido do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), o ex-delegado Joaquim Antonio de Melo começa hoje a trabalhar no cargo de secretário de Defesa Social, cuja principal missão será comandar a Guarda Municipal, cujo efetivo é de 250 agentes. Ele disse que até então nunca teve contato com a guarda e tampouco com o ex-secretário Benjamin Zanlorenci, exonerado por irregularidades na contratação de empresa que treinou os guardas, e que somente hoje conhecerá como funciona de fato a Guarda Municipal. "É uma honra muito grande ser convidado para o cargo. Hoje tenho reuniões com o pessoal da Secretaria de Defesa Social para saber o que estava sendo feito. Na sequência, começo a trabalhar", disse o novo secretário. Questionado sobre a necessidade de liberação de verbas federais – do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), o ex-delegado disse apenas que tentará dar agilidade a este processo. "A guarda foi criada, mas está em desenvolvimento. Precisamos de bastante verbas". Joaquim Melo comentou ainda o fato de os guardas municipais não terem recebido aulas de tiro e não portarem armas. "Isso não preocupa de maneira nenhuma. Os guardas municipais já têm um treinamento inicial. O fato de não estarem armados ainda não implica em nada. O importante é a segurança ostensiva nas ruas de Londrina, principalmente no final de sano", disse. Joaquim Antonio de Melo tem 47 anos e está aposentado. Ele foi delegado da Polícia Civil entre 1995 e 2009 e entre 1987 e 1995, foi escrivão de polícia. Nas eleições passadas, aventurou-se na política, disputando uma vaga de vereador pelo PDT e obteve 1889 votos. (As informações são da Rádio Paiquerê AM

SP-Guarda Municipal prende cinco homens com 800 kg de cabos roubados

A Guarda Civil Municipal de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, prendeu cinco homens que roubavam fios de cabos telefônicos na madrugada desta sexta-feira (26). Os guardas faziam patrulhamento, quando suspeitaram de uma Kombi estacionada na avenida Jaguari, no bairro Cidade São Pedro.

Por volta das 3h, os policiais abordaram três suspeitos dentro de uma Kombi, com 800 kg de cabos fios telefônicos. Ao lado dela havia uma tampa de aço, que cobria uma tubulação onde estavam armazenados os fios de cabos. Dentro dessa tubulação, a guarda encontrou mais dois homens no momento em que roubavam os fios.

Os cinco presos já tem passagem pela Justiça. No bando, dois eram menores de idade. Um dos presos tem passagem pela polícia por roubo a mão armada. De acordo com a Guarda Civil de Santana do Parnaíba, o bando era uma quadrilha especializada em roubos de cabos de fios telefônicos.


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SP-O homem foi preso pela Guarda Civil Municipal de Valinhos

SÃO PAULO - Uma jovem de 22 anos se jogou para fora de um carro em movimento na Rodovia Anhanguera, em Vinhedo, após ser estuprada na tarde desta domingo. De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, um homem obrigou a vítima a entrar em uma Fiorino branca ameaçando-a com uma faca. A abordagem foi em Valinhos.
Depois de abusar sexualmente da jovem, o homem se deparou com um carro da GCM, se assustou e tentou fugir em alta velocidade. Houve perseguição pela Anhanguera. Na altura do quilômetro 81, já em Vinhedo, a vítima se jogou para fora do carro.
A equipe de resgate da AutoBan, concessionária que administra a rodovia, prestou os primeiros socorros. Ela teve apenas ferimentos leves e foi levada para o pronto-socorro de Valinhos.
O homem foi preso pela Guarda Civil Municipal e está foi levado para a delegacia de Vinhedo. Ele já possui antecedentes criminais por estupro e foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado, mas cumprou apenas cinco. Foi preso novamente neste domingo.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MS-Guarda municipal encontra tabletes de maconha em escola

O guarda municipal J.C.S., de 41 anos, encontrou cerca de 820 gramas de maconha nas dependências da Escola Municipal Rosa Antunes da Silveira Câmara, localizada na Rua Presidente Kennedy, Vila Industrial, em Dourados.
Conforme boletim de ocorrência registrado na 2ª Delegacia do município, por volta das 10h15min de ontem, o guarda encontrou dois tabletes do entorpecente, que foram recolhidos e imediatamente apresentados na unidade policial.
O responsável pela maconha não foi identificado e a polícia investiga o caso registrado como achado de substância entorpecente.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GO-Goiania-Prefeitura assina convênio com a Polícia Federal para armar sua tropa.

O prefeito Paulo Garcia e o superintendente regional da da Polícia Federal no Estado de Goiás, delegado Carlos Antônio da Silva, assinam amanhã, dia 12, convênio para a realização do curso de armamento e tiro para os guarda municipais de Goiânia. A solenidade de assinatura do documento será às 9 horas, no auditório do Paço Municipal de Goiânia (6° andar).
Além de capacitar os guardas municipais, a Polícia Federal irá acompanhar todo o plano de ação e metas para o cumprimento da lei federal 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), que prevê em seu artigo 6º, inciso III, a autorização do porte de arma aos integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos municípios com mais de 500.000.
A lei determina ainda que a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais está condicionada à formação funcional adequada de seus integrantes, à existência de mecanismos de fiscalização (Ouvidoria) e de controle interno (Corregedoria) e a supervisão do Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal.
O presidente comandante da GM, coronel Gercy Joaquim Camêlo, lembra que algumas das fases do cumprimento da lei já foram atendidas como a Criação da Ouvidoria e da Corregedoria.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!